Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/27382
Title: Informação, conhecimento e serviço público: um estudo de caso exploratório com contributos para a gestão da informação e do conhecimento na Câmara Municipal de Viseu.
Authors: Vasques, Sofia 
Borges, Maria Manuel 
Freitas, M. Cristina V. de 
Keywords: Classificação Arquivística; Gestão do Conhecimento; Modernização Administrativa; Organismos Públicos Portugueses; Portais Corporativos
Issue Date: 2012
Publisher: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Citation: Vasques, Sofia, Borges, Maria Manuel, & Freitas, M. Cristina V. de. (2013). Informação, conhecimento e serviço público: um estudo de caso exploratório com contributos para a gestão da informação e do conhecimento na Câmara Municipal de Viseu. In Francisco A. S. de Almeida, Armando Malheiro da Silva, Mário J. B. Franco, & Carla C. de Freitas (Orgs.), Educação, gestão da informação e sustentabilidade. (cap. 10, pp. 213-246). Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto. ISBN 978-972-8932-99-2.
Serial title, monograph or event: Educação, gestão da informação e sustentabilidade
Place of publication or event: Porto
Abstract: A “Sociedade da Informação e do Conhecimento” colocou às organizações novos desafios e a necessidade de mudança e inovação contínuas, revelando-se vital a sua capacidade para a criação, armazenamento, disseminação e utilização do Conhecimento, e a integração, nesse processo, de pessoas e de tecnologias da informação. Verifica-se que a Informação e o Conhecimento se apresentam como recursos fundamentais para a competitividade das organizações. É neste contexto que surge a Gestão do Conhecimento, inicialmente estudada e aplicada do ponto de vista empresarial, mas que cada vez mais integra os projetos das instituições públicas, progressivamente mais atentas à modernização administrativa e à satisfação dos seus clientes. O estudo que se apresenta visa identificar as premissas da Gestão do Conhecimento; analisar o impacto das práticas de modernização administrativa e da utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Câmara Municipal de Viseu; e apresentar propostas que integrem e potencializem as ferramentas existentes, e que constituam o ponto de partida para uma nova abordagem da Gestão da Informação e do Conhecimento na organização, a saber: a criação de um portal corporativo, que congregue os vários instrumentos colaborativos identificados; a constituição de uma unidade de missão para a gestão do arquivo corrente e a elaboração de um plano de classificação parcial, ao nível da macroestrutura, que estabelece as subclasses e as séries documentais da classe “Licenciamentos”.
URI: http://hdl.handle.net/10316/27382
ISBN: 978-972-8932-99-2
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de Informação - Livros e Capítulos de Livros
I&D CEIS20 - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Freitas_cap_livro_2_2013.pdf914.41 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

477
checked on Sep 17, 2019

Download(s) 50

460
checked on Sep 17, 2019

Google ScholarTM

Check

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.