Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/27382
Título: Informação, conhecimento e serviço público: um estudo de caso exploratório com contributos para a gestão da informação e do conhecimento na Câmara Municipal de Viseu.
Autor: Vasques, Sofia 
Borges, Maria Manuel 
Freitas, M. Cristina V. de 
Palavras-chave: Classificação Arquivística; Gestão do Conhecimento; Modernização Administrativa; Organismos Públicos Portugueses; Portais Corporativos
Data: 2012
Editora: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Citação: Vasques, Sofia, Borges, Maria Manuel, & Freitas, M. Cristina V. de. (2013). Informação, conhecimento e serviço público: um estudo de caso exploratório com contributos para a gestão da informação e do conhecimento na Câmara Municipal de Viseu. In Francisco A. S. de Almeida, Armando Malheiro da Silva, Mário J. B. Franco, & Carla C. de Freitas (Orgs.), Educação, gestão da informação e sustentabilidade. (cap. 10, pp. 213-246). Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto. ISBN 978-972-8932-99-2.
Título da revista, periódico, livro ou evento: Educação, gestão da informação e sustentabilidade
Local de edição ou do evento: Porto
Resumo: A “Sociedade da Informação e do Conhecimento” colocou às organizações novos desafios e a necessidade de mudança e inovação contínuas, revelando-se vital a sua capacidade para a criação, armazenamento, disseminação e utilização do Conhecimento, e a integração, nesse processo, de pessoas e de tecnologias da informação. Verifica-se que a Informação e o Conhecimento se apresentam como recursos fundamentais para a competitividade das organizações. É neste contexto que surge a Gestão do Conhecimento, inicialmente estudada e aplicada do ponto de vista empresarial, mas que cada vez mais integra os projetos das instituições públicas, progressivamente mais atentas à modernização administrativa e à satisfação dos seus clientes. O estudo que se apresenta visa identificar as premissas da Gestão do Conhecimento; analisar o impacto das práticas de modernização administrativa e da utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Câmara Municipal de Viseu; e apresentar propostas que integrem e potencializem as ferramentas existentes, e que constituam o ponto de partida para uma nova abordagem da Gestão da Informação e do Conhecimento na organização, a saber: a criação de um portal corporativo, que congregue os vários instrumentos colaborativos identificados; a constituição de uma unidade de missão para a gestão do arquivo corrente e a elaboração de um plano de classificação parcial, ao nível da macroestrutura, que estabelece as subclasses e as séries documentais da classe “Licenciamentos”.
URI: https://hdl.handle.net/10316/27382
ISBN: 978-972-8932-99-2
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FLUC Secção de Informação - Livros e Capítulos de Livros
I&D CEIS20 - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Freitas_cap_livro_2_2013.pdf914.41 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 20

750
Visto em 26/mar/2024

Downloads 50

925
Visto em 26/mar/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.