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https://hdl.handle.net/10316/27330
Título: | (In)diferenças: necessidades educativas especiais | Autor: | Dias, Margarida Sofia de Matos | Orientador: | Ferreira, Joaquim Armando | Palavras-chave: | Necessidades educativas; Educação especial | Data: | 2-Jul-2014 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | (In)diferenças: necessidades educativas especiais | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | O presente relatório científico-profissional intitulado “(In)diferenças: necessidades educativas especiais” reúne a explanação e análise de um vasto percurso profissional desenvolvido na área da educação com crianças, quer em contexto de intervenção em clínica privada, no âmbito de protocolos de colaboração com várias escolas E B 1 do Norte, quer num organismo da administração pública local – uma Autarquia – em regime de colaboração com os Serviços de Psicologia e Orientação, pertencentes à rede escolar do respectivo Município. Sendo uma das competências das Autarquias a prestação de serviços à população no âmbito da educação pré-escolar e, sobretudo, do primeiro ciclo, e tendo em conta a ausência de colocação de profissionais da área da psicologia nos SPO das escolas em geral, os recursos humanos locais são largamente aproveitados e rentabilizados. O presente documento aborda ainda a evolução e análise das teorias e políticas educativas em vigor, por forma a garantir uma educação para todos e a intervenção multidisciplinar necessária para trabalhar e integrar crianças com necessidades educativas especiais. This professional - scientific report entitled " (In) difference: special education needs " meets the explanation and analysis of a wide career developed in the area of education with children, whether in the context of intervention in private practice, with collaboration agreements with several schools of basic education of the North, or an organization of the local public administration – a city council - under the collaboration with the Departments of Psychology and Guidance, belonging to the school network of the respective municipality. Being a competence of the city council to provide services to the population in the field of education at the level of pre - school education, and especially the first cycle, and given the absence of placing professionals in psychology SPO schools in general, local human resources are widely utilized in collaborative work. This document discusses yet the development and testing of educational theories and policies ruling, to ensure education for all and multidisciplinary intervention required to work and integrate children with special educational needs. |
Descrição: | Relatório de estágio do mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/27330 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
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