Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27318
Title: Entre a vulnerabilidade e o enfrentamento : jovens actores na economia informal da cidade de Luanda
Authors: Sousa, Florival Raimundo 
Orientador: Hespanha, Pedro
Keywords: Economia informal; Vulnerabilidade social; Pobreza; Estratégias de sobrevivência; Redes sociais
Issue Date: 30-Sep-2014
Publisher: FEUC
Citation: Sousa, Florival Raimundo - Entre a vulnerabilidade e o enfrentamento : jovens actores na economia informal da cidade de Luanda, Coimbra, 2014.
Abstract: O presente trabalho analisa a inserção dos jovens na economia informal na cidade de Luanda enquanto uma das principais estratégias de sobrevivência face a situação de carência e vulnerabilidade. Sendo a economia informal um fenómeno bastante complexo, heterogéneo, dinâmico e que comporta riscos diversificados, procuramos centrar a abordagem nas formas de associação e nas estratégias empreendidas pelos jovens como mecanismos articulados para enfrentar situações adversas. A aproximação sobre a problemática estudada não é feita sem antes proporcionarmos elementos pertinentes de enquadramento conceptual e contextualização empírica da realidade angolana. Na primeira parte do trabalho, após uma discussão teórica sobre os vários conceitos de economia informal que culmina com a definição de um conceito operacional, são evidenciados os factores políticos, históricos e socioeconómicos determinantes na degradação das condições de vida de muitas famílias, impulsionando o surgimento de actividades na economia informal. Em seguida, por intermédio da análise documental, procuramos sintetizar os discursos e práticas dos poderes públicos em relação ao informal bem como o seu impacto sobre o exercício das actividades. Com a aplicação da metodologia qualitativa, baseada em entrevistas semi-estruturadas, conversamos com jovens trabalhadores de diferentes actividades da economia informal, com o objectivo de compreender as trajectórias, vivências e dinâmicas de interajuda desses actores que têm o trabalho informal como fonte de subsistência. Como principais resultados verificou-se que devido aos elevados índices de desemprego, no espaço urbano da cidade de Luanda, os jovens viram-se forçados a desenvolver actividades na economia informal como forma de garantir a sobrevivência. Um factor agravante está relacionado ao facto dos jovens apresentarem baixo nível de escolaridade e não possuírem qualquer tipo de formação profissional, que em nada contribui para uma mudança significativa das condições de vida. A actuação dos poderes públicos, baseada principalmente em medidas pontuais de condução da informalidade e intercaladas com algumas medidas de repressão, pouco tem contribuído para o diálogo com os diferentes actores sociais, o que dificulta a articulação de mecanismos de redução da pobreza, de promoção do emprego e, consequentemente, de redução do peso da economia informal.
Description: Dissertação de mestrado em Sociologia, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Pedro Hespanha.
URI: https://hdl.handle.net/10316/27318
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese Florival de Sousa.pdf31.72 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 10

861
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 10

2,468
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.