Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27299
Title: A divulgação sobre testes de imparidade em ativos fixos tangíveis
Authors: Pontes, Elizabete Boa Morte de Sousa 
Orientador: Rodrigues, Ana Maria
Keywords: Imparidade de ativos fixos tangíveis; IAS 36; Perdas por imparidade; Teste de impairment; Divulgação
Issue Date: 10-Sep-2014
Publisher: FEUC
Citation: Pontes, Elizabete Boa Morte de Sousa - A divulgação sobre testes de imparidade em ativos fixos tangíveis, Coimbra , 2014.
Abstract: A partir de 2005, as entidades com valores admitidos à negociação nos mercados regulamentados da União Europeia (UE) passaram a apresentar às suas demonstrações financeiras consolidadas segundo as IAS/IFRS adotadas pela UE através do Regulamento (CE) n.º 1606/2002 do Parlamento Europeu e do Conselho de 19 de Julho de 2002. O presente trabalho tem como objetivo analisar se as entidades do PSI 20 cumprem ou não com o requisito de divulgações inerentes ao teste de imparidade em ativos fixos tangíveis à luz da International Accounting Standards Board (IAS 36). Para averiguar o tipo de informação divulgada por essas entidades, atingindo assim o objetivo proposto, foram analisados os relatórios e contas das entidades no período compreendido entre 2008 e 2010. A análise efetuada indica que, apesar da evidente preocupação em seguir a norma quanto à oportunidade e forma de realização do teste de recuperabilidade de ativos fixos, idêntico rigor não se verificou quanto à atenção dada às exigências de divulgação neste tipo de ativos. Torna-se assim necessária uma franca melhoria ao nível da divulgação, objetivando atender plenamente ao requisito de divulgação da IAS 36.
Description: Dissertação de mestrado em Gestão, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Ana Maria Rodrigues.
URI: https://hdl.handle.net/10316/27299
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese Final COM PÁGINAS_docx.pdf412.57 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

462
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 20

1,266
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.