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Título: Responsabilidade social nas PMEs : potencial estratégico da responsabilidade social nas PMEs portuguesas
Autor: Matias, João Pedro Silva 
Orientador: Carvalho, Fernando Manuel Pereira Oliveira
Palavras-chave: Responsabilidade social; Competitividade; Pequenas e Médias Empresas; Performance
Data: 5-Set-2014
Editora: FEUC
Citação: Matias, João Pedro Silva - Responsabilidade social nas PMEs : potencial estratégico da responsabilidade social nas PMEs portuguesas, Coimbra, 2014.
Resumo: Desde meados do século XX, Responsabilidade Social tem sido um tema de debate crescente e frequentemente pouco consensual, recolhendo quer apoiantes quer adversários nos mais diversos meios, não só a nível das empresas como da sociedade em geral. Esta temática surgida de escândalos geradores de pressões sociais sobre as empresas, tem provocado um intenso debate, propulsionador de resultados muitas vezes dúbios e contraditórios, acerca das virtudes e desvantagens da implementação de práticas de Responsabilidade Social, em particular se estas podem gerar uma maior performance e consequentemente representar uma fonte de vantagem competitiva para qualquer empresa. Portugal não foge a este debate, apesar da temática não se encontrar tão estudada como em outros mercados, e com um tecido empresarial maioritariamente composto por pequenas e médias empresas cujo principal objectivo é sobreviver, a temática e este estudo alcançam particular importância. Assim o primordial objectivo deste estudo foi avaliar se a implementação de práticas de Responsabilidade Social conduziria a uma melhor performance da empresa. Por forma a responder a esta questão, recorreu-se a um questionário administrado aos gestores de várias pequenas e médias empresas portuguesas. Acreditamos, que este estudo terá contribuído para a literatura em Responsabilidade Social nas pequenas e médias empresas, e para a realidade portuguesa, obtendo diversos resultados que parecem suportar a ideia de que a adopção de práticas de Responsabilidade Social, resultará em melhorias de performance das empresas, mas ao mesmo tempo que suportam a ideia de que esta relação não é tão linear e directa quanto desejado. Em particular destacamos, como este estudo demonstra, a importância que as práticas de cariz social apresentam na performance. Acreditamos assim que, os resultados contidos neste estudo suportam a ideia de que os negócios devem ir além das receitas para cumprirem um papel de agente de mudança e melhoria da sociedade.
Descrição: Dissertação de mestrado em Gestão, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Fernando Manuel Pereira Oliveira Carvalho.
URI: https://hdl.handle.net/10316/27248
Direitos: openAccess
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FEUC- Teses de Mestrado

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