Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27248
Title: Responsabilidade social nas PMEs : potencial estratégico da responsabilidade social nas PMEs portuguesas
Authors: Matias, João Pedro Silva 
Orientador: Carvalho, Fernando Manuel Pereira Oliveira
Keywords: Responsabilidade social; Competitividade; Pequenas e Médias Empresas; Performance
Issue Date: 5-Sep-2014
Publisher: FEUC
Citation: Matias, João Pedro Silva - Responsabilidade social nas PMEs : potencial estratégico da responsabilidade social nas PMEs portuguesas, Coimbra, 2014.
Abstract: Desde meados do século XX, Responsabilidade Social tem sido um tema de debate crescente e frequentemente pouco consensual, recolhendo quer apoiantes quer adversários nos mais diversos meios, não só a nível das empresas como da sociedade em geral. Esta temática surgida de escândalos geradores de pressões sociais sobre as empresas, tem provocado um intenso debate, propulsionador de resultados muitas vezes dúbios e contraditórios, acerca das virtudes e desvantagens da implementação de práticas de Responsabilidade Social, em particular se estas podem gerar uma maior performance e consequentemente representar uma fonte de vantagem competitiva para qualquer empresa. Portugal não foge a este debate, apesar da temática não se encontrar tão estudada como em outros mercados, e com um tecido empresarial maioritariamente composto por pequenas e médias empresas cujo principal objectivo é sobreviver, a temática e este estudo alcançam particular importância. Assim o primordial objectivo deste estudo foi avaliar se a implementação de práticas de Responsabilidade Social conduziria a uma melhor performance da empresa. Por forma a responder a esta questão, recorreu-se a um questionário administrado aos gestores de várias pequenas e médias empresas portuguesas. Acreditamos, que este estudo terá contribuído para a literatura em Responsabilidade Social nas pequenas e médias empresas, e para a realidade portuguesa, obtendo diversos resultados que parecem suportar a ideia de que a adopção de práticas de Responsabilidade Social, resultará em melhorias de performance das empresas, mas ao mesmo tempo que suportam a ideia de que esta relação não é tão linear e directa quanto desejado. Em particular destacamos, como este estudo demonstra, a importância que as práticas de cariz social apresentam na performance. Acreditamos assim que, os resultados contidos neste estudo suportam a ideia de que os negócios devem ir além das receitas para cumprirem um papel de agente de mudança e melhoria da sociedade.
Description: Dissertação de mestrado em Gestão, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Fernando Manuel Pereira Oliveira Carvalho.
URI: https://hdl.handle.net/10316/27248
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
DM Joao_Matias.pdf1.18 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

326
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

155
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.