Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27240
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMachado, Ana Maria-
dc.contributor.advisorGayoso, Fátima-
dc.contributor.authorAlmeida, Mariana Lopes de-
dc.date.accessioned2014-10-13T14:36:15Z-
dc.date.available2014-10-13T14:36:15Z-
dc.date.issued2014-10-01-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/27240-
dc.descriptionRelatório de Estágio para atribuição de grau de mestrado, na área Línguas, Literaturas e Culturas, apresentado à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra-
dc.description.abstractExpressões e palavras-chave: Escrita; subprocessos da escrita; planificação; pesquisa de informação; organização das ideias; seleção da informação; prática; motivação; aprendizagem da escrita. No âmbito do estágio pedagógico supervisionado, foi desenvolvido este trabalho, centrado no tema da competência escrita, especificamente na planificação textual. A escrita carece de uma prática constante e bem trabalhada em contexto de sala de aula. Nesse sentido, os objetivos do presente estudo são analisar e demonstrar a importância deste subprocesso na realização de qualquer produção escrita e incutir no aluno a prática de planificar os seus textos antes de os escrever, recorrendo à pesquisa, e seleção da informação e organização das ideias, orientando-o durante a execução de todos os processos inerentes à atividade da escrita. Neste trabalho são analisadas planificações e textos dos alunos, pretendendo-se demonstrar que a prática da planificação se relaciona com uma melhoria significativa da produção textual dos alunos. Assim, o aluno, sensibilizado para esta prática e reconhecendo a sua evolução, ficará motivado e, consequentemente, empenhar-se-á na realização das atividades que envolvem este domínio, melhorando a sua competência escrita, como se observou e concluiu. Em suma, utilizará esta prática não só em contexto escolar, como também na sua vida quotidiana.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectPlanificação textualpor
dc.titleA planificação do texto argumentativo nas aulas de Português e a planificação textual nas aulas de Espanhol LEpor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201518970-
uc.controloAutoridadeSim-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.deptFaculty of Arts and Humanities-
crisitem.advisor.researchunitCLP - Centre of Portuguese Literature-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-4392-2999-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Português - Teses de Mestrado
Files in This Item:
Show simple item record

Page view(s) 5

1,682
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 20

1,481
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.