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Título: Gestão do Conhecimento: A Importância da Inovação e da Competitividade numa Organização do Século XXI
Autor: Guiomar, Tiago 
Orientador: Borges, Maria Manuel
Palavras-chave: Gestão do conhecimento; Inovação e competitividade; Portal corporativo; Competitividade
Data: 8-Out-2014
Citação: GUIOMAR, Tiago Filipe Mendes - Gestão do conhecimento : a importância da inovação e da competitividade numa organização do século XXI. Coimbra : [s.n.], 2014. Dissertação de mestrado. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/27216
Título da revista, periódico, livro ou evento: Gestão do Conhecimento: A Importância da Inovação e da Competitividade numa Organização do Século XXI
Local de edição ou do evento: Universidade de Coimbra
Resumo: A Internet e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) fizeram emergir um novo paradigma social, descrito por alguns autores, como sociedade da informação (Castells, 2003), ou sociedade do conhecimento (Hargreaves, 2003). Um mundo onde o fluxo de informações é intenso, em permanente mudança, e “onde o conhecimento é um recurso flexível, fluido, sempre em expansão e em mudança”. É neste contexto que surge a Gestão do Conhecimento. A presente dissertação tem como objetivo principal responder à seguinte questão: “Será a Gestão do Conhecimento, do ponto de vista da inovação e da competitividade, um fator determinante para o sucesso das empresas no século XXI?” e como objetivos específicos: 1. Estudo da incorporação de um portal corporativo inovador na referida empresa; 2. Implementação de um Gabinete de Apoio à Inovação, Competitividade e Empreendedorismo na empresa Joalplás, onde foi elaborado o estudo. O portal procura suportar ferramentas que estimulem a partilha de informação e conhecimento entre os colaboradores da empresa. Para a concretização dos objetivos propostos, foi usada, no que se refere à metodologia, uma recolha e análise bibliográfica, na primeira parte da dissertação e uma recolha de dados empírica na segunda parte da mesma que possibilitou chegar a conclusões importantes perante os objetivos específicos da presente dissertação, entre as quais se destacam: 1. Vantagens ao nível da troca de conhecimento que o portal corporativo contempla; 2. A implementação do portal é de cariz inovador e competitivo perante aspetos de criação, organização, manipulação, inteligência e armazenamento num único ambiente organizacional, com a finalidade de suprir todas as necessidades diárias dos operários da empresa assim como dos clientes e quiçá potenciais clientes, tornando-se ainda uma ferramenta capaz de auxiliar no processo de tomada de decisões dentro de cada projeto a desenvolver. De referir que na recolha de dados procurámos entrevistar o chefe de cada um dos nove departamentos da empresa, assim como o administrador e o máximo de clientes disponíveis, seguindo um questionário previamente estruturado que nos serviu para apurar resultados que nos permitiram chegar à conclusão que a implementação do Portal Corporativo na empresa será um bem essencial ao seu desenvolvimento, à sua inovação e à competitividade para com outras empresas no mesmo ramo! Desta forma, espera-se que a dissertação seja uma mais-valia para as organizações privadas em Portugal, um contributo válido para a compreensão da relevância da Gestão do Conhecimento e o ponto de partida para futuras investigações, considerando a escassez de estudos nesta área, em Portugal, conforme revelou a pesquisa bibliográfica efetuada no âmbito da dissertação.
Descrição: Dissertação de mestrado em Ciência da Informação, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/27216
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Informação - Teses de Mestrado

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