Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/26797
Título: Do diagnóstico de necessidades ao reconhecimento e à promoção de práticas socialmente responsáveis: a Câmara Municipal de Coimbra
Autor: Vieira, Maria João das Neves 
Orientador: Santos, Clara Cruz
Palavras-chave: Responsabilidade social, autarquia
Data: 11-Mar-2014
Título da revista, periódico, livro ou evento: Do diagnóstico de necessidades ao reconhecimento e à promoção de práticas socialmente responsáveis: a Câmara Municipal de Coimbra
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Partindo da premissa de que é preciso aprofundar o conhecimento da realidade para se poder agir, pretende-se, através da presente dissertação, realizar um diagnóstico de necessidades dos/as colaboradores/as da Câmara Municipal de Coimbra que, a posteriori, sirva de base a uma intervenção mais eficaz. Perante um contexto de mudança social rápida e intensa, que parece comprometer o bem-estar dos/as trabalhadores/as, este estudo surge, assim, com o propósito de “dar voz” às suas insatisfações e necessidades e, por conseguinte, constituir uma importante alavanca de desenvolvimento e de valorização do capital humano. Considerando-se o seu enquadramento nas práticas de Responsabilidade Social de dimensão interna, esta dissertação introduz, ainda, um novo olhar sobre o potencial da Autarquia na incorporação de ferramentas de Responsabilidade Social na gestão de recursos humanos. Além de apresentar uma natureza descritiva, este estudo segue um plano de investigação do tipo survey ou inquérito, do qual resultou a aplicação de um questionário e de uma escala de Vulnerabilidade ao Stress a 280 colaboradores/as. Os resultados obtidos evidenciam necessidades por suprir nas três dimensões de análise: pessoal, no acesso à habitação, a cuidados de saúde e a rendimentos que permitam fazer face às despesas do agregado familiar; profissional, no que se refere às condições de trabalho; social, pela necessidade de apoio social, tanto por parte de redes de suporte primárias e secundárias, como de serviços de apoio. Ressalte-se, também, que 27% dos/as inquiridos/as revelam vulnerabilidade perante acontecimentos indutores de stress. Tais conclusões sublinham a premência deste diagnóstico e colocam em relevo a necessidade de se equacionarem estratégias de intervenção que promovam a satisfação e o bem-estar dos/as trabalhadores/as.
Based upon the premise that, in order to act, there is a need to deepen our knowledge of reality, the present dissertation intends to conduct a diagnosis of the needs evidenced by the employees of Coimbra City Hall that, subsequently, may serve as grounding for a much more effective intervention. Considering a context in which the fast and intense social changes seem to, increasingly, compromise the levels of well-being demonstrated by the employees, this study conveys the purpose of “giving voice” to their concerns and to their needs, therefore, providing an important lever towards the development and valorization of human capital. Given it’s framing through the internal Social Responsibility practices, this dissertation also introduces a new perspective over the municipality’s potential in embedding Social Responsibility tools, within the management of human resources. Besides presenting a descriptive nature, this study follows an inquiry plan of investigation, which resulted in the application of a survey and a Stress Vulnerability scale to 280 employees of Coimbra City Hall. The findings obtained demonstrated unsatisfied needs in the three dimensions under analysis: personal, in access to housing, to medical care and to earnings that allow to cope with household spending; professional, regarding working conditions; social, through the lack of social support, by both primary and secondary supporting networks and, also, by supporting services. It should also be emphasized that 27% of the enquired demonstrate high vulnerability to stress-inducing occurrences. These conclusions underline the urgency of such a diagnosis, as well as the necessity to layout intervention strategies, in order to increase the levels of satisfaction and well-being, shown by employees.
Descrição: Dissertação de mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação e à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/26797
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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