Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/26606
Title: O impacto da formação profissional na vida de adultos com baixa escolaridade
Authors: Guerreiro, Nélio Miguel dos Reis Filipe 
Orientador: Costa, Hermes
Keywords: Formação profissional; Baixo nível de escolaridade; Centro de formação e inovação tecnológica; Desemprego; Mercado de trabalho
Issue Date: 25-Jul-2014
Publisher: FEUC
Citation: Guerreiro, Nélio Miguel dos Reis Filipe - O impacto da formação profissional na vida de adultos com baixa escolaridade, Coimbra, 2014.
Abstract: Poderá dizer-se que existe uma espécie de pressão implícita que se exerce sobre cada indivíduo, enquanto membro ativo da sociedade, no sentido de este ser o mais qualificado possível. O nível de exigência e competitividade do mercado trabalho exclui assim quase à partida a hipótese sequer de “sobrevivência” de quem tem baixas qualificações ou baixo nível de escolaridade. Esta é, por sinal, uma realidade bem presente em Portugal. O presente relatório centra-se no impacto dos processos de formação profissional na vida de adultos com baixa escolaridade. Com a finalidade de avaliar o impacto da formação e certificação de população adulta são aqui adotadas como unidades de análise duas amostras inseridas no seio do grupo de utentes da organização em que foi realizado o estágio. Este trabalho enquadra-se, assim, no âmbito do funcionamento dos percursos formativos da organização e no processo de seleção de candidatos. Na primeira parte, de âmbito mais teórico, é feita uma abordagem sucinta dos conceitos relevantes para estudo da problemática. A exposição de alguns dados estatísticos importantes é também efectuada. Em seguida, a segunda secção do relatório é composta pela caracterização da entidade de acolhimento, a Inovinter. Por fim, apresenta-se a parte empírica do trabalho. Nesta última secção é especificado o desenvolvimento do estágio, as suas fases, desafios, objectivos, tarefas e situações particulares.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Sociologia, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Hermes Costa.
URI: https://hdl.handle.net/10316/26606
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Show full item record

Page view(s) 50

454
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 20

1,384
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.