Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/26589
Title: Intervenção no espaço canal da linha da Lousã. Novas lógicas de construção de espaços de fruição no espaço urbano de Coimbra.
Authors: Marques, João Daniel Gonçalves Pinhão 
Orientador: Cordeiro, António Manuel Rochette
Keywords: Corredores verdes; Estrutura ecológica; Parque Verde do Mondego -- Coimbra; Greenway; Ecological structure
Issue Date: 8-Aug-2014
Citation: MARQUES, João Daniel Gonçalves Pinhão - Intervenção no espaço canal da linha da Lousã : novas lógicas de construção de espaços de fruição no espaço urbano de Coimbra. Coimbra : [s.n.], 2014. Dissertação de mestrado. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/26589
Abstract: A qualidade de vida, hoje em dia, é cada vez mais um factor competitivo para as cidades, pois mais necessário do que dotar a sua população do acesso a bens, serviços e equipamentos, é necessário criar condições para que de uma forma sustentável no futuro a população continue a ter acesso a esses espaços. A pressão urbanística de que as cidades têm vindo a ser alvo é outro factor que leva a que haja interesse por parte dos responsáveis pelo ordenamento e planeamento do território no sentido de encontrar soluções que visam melhorar a qualidade de vida da população urbana. A forma que se verifica mais viável para resolver muitos dos problemas é através da criação de espaços verdes lineares contínuos e multifuncionais, denominados de corredore verdes. Após ser feito um enquadramento do ponto de vista teórico, é estudada a possibilidade de implementação de um corredor verde na cidade de Coimbra, com o principal objectivo de oferecer à população espaços que podem ser utilizados para variados fins, tendo em conta o conceito de multifuncionalidade associado aos corredores verdes. Recreio e lazer, deslocação da população por modos suaves, com o objectivo de diminuir o tráfego motorizado, são apenas alguns dos objectivos deste estudo. De certa forma, aliviar os impactes ambientais negativos que por muito nos custe admitir, se fazem sentir actualmente nas cidades. Por outro lado, trata-se de dinamizar um espaço que se encontra actualmente abandonado, outrora uma linha de caminho de ferro que servia a cidade de Coimbra e localidades limítrofes.
Nowadays, life's quality has become a competitive factor in cities. People need to have access to goods, services and equipments, and it is quite necessary to create conditions that allow them to continue having access to those spaces, in the nearly future. The urban pressure that cities have been target is another factor that leads interest for those who are responsible for the territory planning, in order to find solutions that can improve urban population life's quality. Most of the problems can be resolved with the creation of a continuous and multifunctional linear green space, called greenway. In this thesis, it has been studied the possibility to implement a greenway in Coimbra, with the aim to offer to people spaces that can be used for many purposes, associated to the multifunctionality of the greenways. We're talking about in a space of leisure that can also contribute to reduce motorized traffic. On the other hand, those spaces can be a way to reduce negative environmental impacts that can be observed in cities. Therefore, this work consists in reuse a space which is currently abandoned, such as a railway that served Coimbra and its neighboring localities.
Description: Dissertação de Mestrado em Geografia Física, Ambiente e Ordenamento do Território, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/26589
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Geografia - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese_João Marques_Geografia.pdf30.11 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

329
checked on May 8, 2024

Download(s) 50

306
checked on May 8, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.