Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/26369
Título: SmartGuia: Shopping Assistant for Blind People
Autor: Duarte, Karen Soares 
Orientador: Furtado, Pedro
Silva, Jorge Sá
Palavras-chave: Engenharia biomédica; informática; Engenharia biomédica; sistema de informação; Engenharia biomédica; invisuais
Data: 2014
Citação: Duarte, Karen Soares/SmartGuia: Shopping Assistant for Blind People
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Tendo em conta as limita c~oes das pessoas com de ci^encia, o presente trabalho pretende agir num cen ario espec co melhorando a qualidade da vidas destas pessoas. Integrados num grupo de investiga c~ao em Internet das Coisas, colabor amos com tr^es institui c~oes, levantando requisitos no que concerne a aplicabilidade da Internet das Coisas para ajudar pessoas com de ci^encia. Depois disso, escolhemos e foc amo-nos no plano de trabalho adotado, sendo um dos cen arios identi cados onde poder amos ajudar. Com este trabalho e proposto um sistema para apoiar pessoas cegas na ida as compras e navega c~ao dentro de edif cios. O sistema proposto ajuda o utilizador a circular pelo edif cio e encontrar servi cos e produtos desejados ou dispon veis. Tem como objetivo aumentar a autonomia das pessoas cegas nas atividades do dia-a-dia dentro de edif cios. A pessoa cega n~ao tem acesso a informa c~ao dispon vel por meios visuais. O sistema consiste numa aplica c~ao para smartphone que oferece navega c~ao assistida em edif cios p ublicos, respondendo a quest~oes, guiando a pessoa, e disponibilizando informa c~ao objetiva sobre os espa cos, servi cos e produtos dispon veis. O sistema proposto inclui tamb em um sistema de informa c~ao. Este sistema de informa c~ao identi ca o destino pretendido e oferece informa c~ao concisa ou detalhada sobre os produtos ou sevi cos dispon veis. O sistema determina constantemente a localiza c~ao do utilizador, calcula rotas, guia a pessoa dentro do edif cio, e identi ca pontos de interesse na vizinhan ca da pessoa. O sistema requer tecnologia de localiza c~ao por beacons, que poder~ao por sua ver ser baseados nas tecnologias Bluetooth ou Wi-Fi. Relativamente ao estado da arte, a nossa solu c~ao oferece vantagens importantes: minimiza a intera c~ao com o utilizador, que seria necess aria para escolher destinos, produtos ou servios desejados em outros sistemas; lida com o ambiente din^amico resultxi ante da caminhada do utilizador, como a varia c~ao do n umero e posi c~ao de beacons ao alcance do utilizador; utiliza dispositivos que a pessoa cega j a possui, e eventualmente beacons que possam j a existir ou tenham uma custo de implanta c~ao baixo. Al em destas vantagens, desenh amos o sistema de forma a ser o mais f acil e intuitivo de utilizar poss vel, aplicando mecanismos acess veis a pessoas cegas. Para al em disso, o sistema est a desenhado para lidar com o dinamismo do caminhar, sendo que o n umero e posi c~ao dos beacons varia.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/26369
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Física - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
20140630KarenDuarte.pdf9.24 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

496
Visto em 16/abr/2024

Downloads 20

872
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.