Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/26211
Title: O envolvimento parental como factor promotor de sucesso escolar
Authors: Marques, Jael Miriam Brito 
Orientador: Pereira, Marcelino
Keywords: Envolvimento dos pais; Sucesso escolar
Issue Date: 2011
Serial title, monograph or event: O envolvimento parental como factor promotor de sucesso escolar
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O conceito de envolvimento de parental no processo educativo realizado em contexto escolar é, normalmente, utilizado para referir as actividades relacionadas com as tarefas de aprendizagem realizadas em casa e a comunicação entre a escola e a família. A relação positiva entre envolvimento parental na escola e desempenho académico é sobejamente conhecida, uma vez que existem diversos estudos que têm evidenciado que os alunos cujos pais se envolvem mais na sua escolaridade obtêm mais sucesso, independentemente dos seus recursos materiais ou culturais. No entanto, alguns autores, apesar de reconhecerem essa relação, contestam que ela seja um indicador inequívoco, pois encontrar uma correlação não nos permite afirmar que existe uma relação causaefeito. Os principais objectivos desta tese são: analisar a relação entre o grau de envolvimento parental e o rendimento académico; analisar a relação entre o grau de envolvimento parental e um conjunto de variáveis sociodemográficas, tais como nível socioeconómico e grau de escolaridade dos encarregados de educação; analisar a convergência, no que se reporta ao envolvimento parental, entre a informação fornecida pelos pais e a informação fornecida pelos professores. Os resultados mostram que não existe correlação entre o envolvimento parental e o sucesso escolar dos alunos; os pais de nível socioeconómico médio apresentam resultados superiores ao nível socioeconómico elevado, no que se reporta ao envolvimento parental; existem diferenças estatisticamente significativas em relação ao grau de escolaridade dos pais, pois os que frequentaram o ensino superior revelam valores superiores; existe uma pequena convergência entre a informação facultada pelos pais e pelos directores de turma.
The concept of involvement of families in the educational process is usually used to describe the activities related to communication between school and home and the help in the learning activities carried out at home. The positive relationship between parental involvement in school and academic success is well known, since there are several studies that have shown that students whose parents are more involved in their schooling are more successful, regardless of their material and cultural resources. However, some authors, while acknowledging this relationship, contend that it is a clear indicator as to find a correlation does not allow us to say that there is a causeeffect relationship. The main goals of this study are: analyze the relationship between the degree of parental involvement and academic performance; analyze the relationship between the degree of parental involvement and a set of sociodemographic variables, such as socioeconomic status and educational level of parents; analyze if there is a convergence between the information provided by the teachers and the information provided by parents. The results show that there is no correlation between parental involvement and academic success of students; the parents of middle socioeconomic status have higher results than high socioeconomic level; there are significant differences in the degree of education of parents, because those who attended higher education show higher values; there is a little convergence between the information provided by parents and by the teachers.
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia (Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento), apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/26211
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s) 5

1,831
checked on Jul 16, 2024

Download(s) 50

1,340
checked on Jul 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.