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https://hdl.handle.net/10316/26203
Título: | Inteligência emocional: principais instrumentos de medida | Autor: | Maravilha, Ana | Orientador: | Lourenço, Paulo Renato | Palavras-chave: | Inteligência emocional; Instrumentos de avaliação; Inteligência | Data: | 2009 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Inteligência emocional: principais instrumentos de medida | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | A presente monografia tem como intuito uma reflexão detalhada
dos principais instrumentos de medida que surgiram ao longo dos
últimos anos, com o objectivo de avaliarem o constructo da inteligência
emocional dos sujeitos. Na persecução deste objectivo foi apresentada
em primeiro lugar, uma breve referência da evolução histórica do
conceito, respectivo enquadramento teórico dos principais modelos,
fazendo referência os autores que mais se destacaram nesta temática.
Posteriormente foi realizada uma breve exposição de alguns dos
instrumentos considerados pelos autores da inteligência emocional, de
maior relevo e fidedignidade, denominados na literatura de
instrumentos de medida de auto-relato e de desempenho.
Tendo como referência os vários estudos realizados, os resultados
apresentados e as respectivas conclusões que foram formuladas pelos
seus autores, concluímos que apesar de toda a primazia e destaque dado
ao estudo e aplicabilidade da inteligência emocional na actualidade,
existem consideráveis lacunas na validade dos instrumentos que
permitem avaliá-la. Apesar da actual importância dada e proliferação no
contexto social e organizacional destes instrumentos, como sinónimo de
identificação de competências nos sujeitos que permitam um maior
lucro para as organizações, uma melhor reprodução das relações entre
os sujeitos nos vários domínios sociais, existem ainda muitas questões
por responder. Verificamos que os instrumentos que hoje em dia são os
mais popularizados e aplicados, são pouco considerados pela
comunidade científica, pela falta de informação e de dados
apresentados que permitam uma análise concreta da sua validade como
instrumentos que possibilitem avaliar fidedignamente as competências
de inteligência emocional dos sujeitos. This monograph is with view a detaild reflection of the main instruments of measure emerged over recent years, with the aim of assessing the construct emotional intelligence of the subject. In pursuit of this objective was presented in the first place, a brief reference to the historical development of concept, its theoretical framework f main models, making reference to authors who most on this issue. Later was conducted a brief exposure to some of the instruments made by authors of EI, major and trust, called in literature self measuring instruments and performance reporting. With refrence to the various studies, the results and conclusions, which were raised by their authors, we found that despite all the primacy and emphasis gven to the study nd aplicability of EI at present, there are considerable gaps in the validity of the nstruments that enable you to evaluate it. In spite of the current importance given the proliferation in organizational and social context of these instruments, identification of skills in the subject that allow a greater profit for organizations, better prliferation relations between social subject in multiple domais, there are still many issues unanswere. The instruments that are the most popularized and applied, are not considered by the scientific community by the lack of data and information submitted to allow an analysis concrete for its validity as instruments for asessing faithfully EI of competences. |
Descrição: | Dissertação de Mestrado em Psicologia do Trabalho e das Organizações apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/26203 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
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