Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/26198
Título: Comprometimento organizacional, gestão do conhecimento e economia social: um estudo do distrito de Viseu
Autor: Marques, Joana Raquel Carreira 
Orientador: Cardoso, Leonor
Palavras-chave: IPSS's; Economia social; Compromisso organizacional; Gestão do conhecimento
Data: 2009
Título da revista, periódico, livro ou evento: Comprometimento organizacional, gestão do conhecimento e economia social: um estudo do distrito de Viseu
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Neste trabalho incidimos no estudo da relação entre as variáveis Gestão do Conhecimento (GC) e Comprometimento Organizacional (CO), no sentido de a compreender, explicitar e aprofundar. Foram utilizados dois instrumentos: ASH-ICI (Questionário de Comprometimento e Identificação Organizacional), de Quijano, Navarro e Cornejo (2000) e o GC (Questionário de Gestão do Conhecimento) de Cardoso (2003). Num estudo empírico realizado na totalidade das 9 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s) do distrito de Viseu (numa amostra de 210 colaboradores), procurámos sustentar empiricamente a capacidade preditiva do comprometimento organizacional e de variáveis organizacionais (tempo de trabalho e função ocupada na instituição) face à gestão do conhecimento. Tendo por base este objectivo, recorreu-se à análise estatística de três modelos, que compõem um modelo geral de regressão múltipla hierárquica com a moderação de variáveis discretas. Conclui-se que apenas o comprometimento instrumental de troca se revelou estatisticamente significativo em todas as dimensões da gestão do conhecimento. O comprometimento afectivo e de valores apresentou capacidade preditiva da orientação cultural para o conhecimento e das práticas de gestão do conhecimento. Já o comprometimento instrumental de necessidade evidenciou um impacto negativo das práticas de gestão do conhecimento. Por último, averiguou-se que a variável função, isoladamente, se apresenta como preditora da gestão social e discursiva do conhecimento e das práticas de gestão do conhecimento para os indivíduos que constituem o grupo 1 (directores, técnicos, docentes, animadores, terapeuta e outro). Note-se que não são apresentados os resultados referentes ao modelo três, uma vez que os valores de β para os efeitos de moderação não se revelaram estatisticamente significativos. As implicações teóricas e práticas destes resultados são analisadas e discutidas.
In this paper we studied the relationship between the variables Knowledge Management (KM) and the Organizational Commitment (OC) in order to understand it and explain it. Two instruments were used: ASH-ICI (Questionnaire of Commitment and Organizational Identification), of Quijano, Navarro and Cornejo (2000) and the QGC (Questionnaire of Knowledge Management) of Cardoso (2003). In an empirical study carried out in 9 Private Social Solidarity Institutions (PSSI’s) of the district of Viseu (in a sample of 210 collaborators), we tried to empirically sustain the prediction capability of the organizational commitment and of the organizational variables (working time and duties in the institution) in relation to knowledge management. With this target in mind we did a statistical analysis of three models, which make up a general model of multiple hierarchic regressions with moderation of discrete variables. We reached the conclusion that only the instrumental commitment of exchange was statistically significant in all aspects of knowledge management. The affective and values commitment showed a predictive capability of the cultural aspects of knowledge and of the practices of knowledge management. But the necessary instrumental commitment showed a negative impact of the practices of knowledge Management. Lastly we looked at the function variable in isolation, which appears as a predictor of social and discursive knowledge and the practices of knowledge management in the case of persons that make up group 1 (directors, professionals, teachers, organizers, therapists and others). The results of model three are not presented, because the values of β for the moderation effects were not statistically significant. The theoretical and practical implications of these results are analysed and discussed.
Descrição: Dissertação de Mestrado Intregrado em Psicologia, especialização em Psicologia das Organizações e do Trabalho apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/26198
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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