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https://hdl.handle.net/10316/26168
Título: | Fatores de proteção e de vulnerabilidade na gravidez na adolescência: estudo exploratório das práticas educativas em Angola | Autor: | Hawala, Teófilo Omulondu | Orientador: | Major, Sofia de Oliveira Sotero, Luciana |
Palavras-chave: | Gravidez na adolescência | Data: | 2012 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Fatores de proteção e de vulnerabilidade na gravidez na adolescência: estudo exploratório das práticas educativas em Angola | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | O interesse pela temática “Gravidez na Adolescência”, não é recente,
embora só nas últimas décadas tenha ganho maior ênfase, fundamentalmente
ao nível das ciências sociais. O presente estudo tem como objetivo analisar
os fatores de proteção e de vulnerabilidade na gravidez na adolescência, com
um especial destaque para as práticas educativas. A amostra desta
investigação foi constituída por 120 adolescentes do município do Lubango
(província da Huíla, Angola), das quais 60 grávidas e 60 não-grávidas. O
protocolo de investigação envolveu um Questionário Sociodemográfico, um
Questionário de Recolha de Dados acerca da Grávida e a versão abreviada
do Inventory for Assessing Memories of Parental Rearing Behaviour
(EMBU; Arrindell et al., 1994; versão portuguesa de Canavarro, 1996). Os
resultados revelam que a esmagadora maioria das adolescentes grávidas
provêm de meios sociais, económicos e de relações pessoais mais
desfavorecidos e afirma ter engravidado por falta de prevenção/descuido.
Como expectável, e de acordo com a literatura, verificaram-se também
diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos de
adolescentes quanto à idade do primeiro namoro e da primeira relação
sexual, com uma maior precocidade para as grávidas adolescentes.
Relativamente às propriedades psicométricas do EMBU, verificou-se que a
estrutura fatorial obtida no presente estudo (pai e mãe) não apresenta uma
total equivalência com a versão portuguesa. Já ao nível da consistência
interna, os resultados são mais próximos dos obtidos para a população
portuguesa. Quanto às práticas educativas, os resultados apontam para a
existência de uma diferença estatisticamente significativa, no sentido das
grávidas adolescentes percecionarem mais práticas educativas por parte do
pai do que as adolescentes não-grávidas. The interest on the topic “Teenage Pregnancy” is not new, although only in recent decades won a greater emphasis, mainly for the social sciences. The present study aims to analyze the protective and vulnerability factors in adolescent pregnancy, with a special emphasis on educational practices. The sample of this research consisted of 120 adolescents from Lubango (Huíla province, Angola), of which 60 pregnant and 60 non-pregnant. The research protocol involved a Sociodemographic Questionnaire, a Questionnaire to collect Data about the Pregnancy and the shortened version of the Inventory for Assessing Memories of Parental Rearing Behavior (EMBU; Arrindell et al., 1994; Portuguese version of Canavarro, 1996). The results show that the overwhelming majority of pregnant teenagers come from poorest social, economic and personal relations and became pregnant due to lack of prevention/neglect. As expected, and according to the literature, there were also significant differences between the two groups of adolescents for the age at first dating and first sexual relationship with a higher precocity for pregnant teenagers. When considering the psychometric properties of the EMBU, it was found that the factor structure obtained in this study did not present a complete equivalence with the Portuguese version. Although for the internal consistency, the results are quite close to those obtained for the Portuguese population. For the educational practices, the results highlight the existence of a statistically significant difference with pregnant adolescents perceiving more educational practices from the father than nonpregnant adolescents. |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Sistémica, Saúde e Família) apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação | URI: | https://hdl.handle.net/10316/26168 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
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