Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/26140
Título: A eficácia do programa psicoeducacional gerar percursos sociais em adolescentes institucionalizados em Centro Educativo: resultados da aplicação em grupos experimentais
Autor: Rosa, Margarida Sofia Batista Antunes 
Orientador: Rijo, Daniel Maria Bugalho
Palavras-chave: Gerar percursos sociais; Eficácia; Comportamento anti-social
Data: 2012
Título da revista, periódico, livro ou evento: A eficácia do programa psicoeducacional gerar percursos sociais em adolescentes institucionalizados em Centro Educativo: resultados da aplicação em grupos experimentais
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Durante um largo período, pensou-se que as intervenções na prevenção e reabilitação do comportamento anti-social não eram bem sucedidas, até surgirem os primeiros estudos reveladores da eficácia de alguns tratamentos que visavam a intervenção nesta área. Os que são considerados como mais eficazes são os de natureza cognitivo-comportamental, dado que intervêm ao nível dos comportamentos, emoções e cognições associadas ao comportamento anti-social, sob o formato de programas multimodais. O presente estudo pretende avaliar a eficácia do Programa Gerar Percursos Sociais (GPS) num formato condensado de 25 sessões, na reabilitação psicossocial de adolescentes com graves problemas de comportamento. A amostra incluiu um grupo de adolescentes institucionalizados em Centro Educativo sob medida tutelar educativa de internamento (N=63), que pertenciam ao Centro Educativo dos Olivais (Coimbra), Centro Educativo da Bela Vista (Lisboa) e Centro Educativo Padre António Oliveira (Caxias). Os resultados apontaram para a eficácia do programa na capacidade de melhorar o funcionamento psicológico e social dos jovens em contexto de Centro Educativo. Verificou-se que existiram mudanças significativas nas medidas de comportamento, assim como nas medidas de activação emocional, de distorções no processamento da informação, nas crenças disfuncionais postuladas como subjacentes ao comportamento anti-social pelo próprio modelo teórico do GPS, nas expectativas de auto-eficácia e no auto-conceito. Estes resultados revelam que é possível intervir com sucesso no comportamento anti-social, podendo afirmar-se que o GPS representa uma intervenção promissora em contexto de Centro Educativo.
During a long period, it was thought that interventions in the prevention and rehabilitation of antisocial behavior were not successful, until the first studies revealed the efficacy of some treatments that targeted intervention in this area. Those who are considered the most effective are cognitive-behavioral, because they operate at the level of behaviors, cognitions and emotions associated with antisocial behavior, in the form of multimodal programs. This study intends to evaluate the efficacy of the Program Growing Pro-Social (GPS) in a condensed format of 25 sessions, in the psychosocial rehabilitation in youths with serious behavioral problems. The sample included a group of institutionalized adolescents in juvenile facilities (N=63), belonging to the Centro Educativo dos Olivais (Coimbra), Centro Educativo da Bela Vista (Lisboa) and Centro Educativo Padre António Oliveira (Caxias). The results indicated the efficacy of the program in enhancing and improving the social and psychological function of the youth placed in juvenile facilities. Significant changes were found in behavioral measurement, disruptive emotional activation, biased information processing, dysfunctional beliefs postulated as underlying the antisocial behavior by the theoretical model of GPS, self-efficacy and self-perception measures. These results revealed that it is possible to intervene successfully in antisocial behavior, implying that the GPS represents a promising intervention in the context of Educative Centers.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas e da Saúde) apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/26140
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 5

1.410
Visto em 23/jul/2024

Downloads

482
Visto em 23/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.