Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/25977
Título: Dificuldades de aprendizagem e percepção de capacidades e dificuldades comportamentais-emocionais, pelos professores, de crianças do ensino primário do Município de Lubango
Autor: Kamulombo, Francisco Muhongo 
Orientador: Silva, José Tomás da
Palavras-chave: Dificuldades de aprendizagem, criança; Perturbações do comportamento, criança
Data: 2013
Título da revista, periódico, livro ou evento: Dificuldades de aprendizagem e percepção de capacidades e dificuldades comportamentais-emocionais, pelos professores, de crianças do ensino primário do Município de Lubango
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: A presente investigação tem como principal objetivo analisar a percepção dos professores acerca das dificuldades de aprendizagem das crianças do Lubango, com base num levantamento efetuado através da Escala de Identificação de Dificuldades de Aprendizagem (EIDA). Constitui outro objetivo deste trabalho, examinar a relação entre as dificuldades de aprendizagem, identificadas pelos professores, e as dimensões de funcionamento comportamental e emocional das crianças, igualmente informadas pelos professores, com base no questionário Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ-POR). As perceções dos professores sobre as dificuldades de aprendizagem dos seus educandos são sempre muito diferenciadas e imprescindíveis para se delinearem estratégias que sirvam de orientação para a superação dos obstáculos à aprendizagem e, em última análise, ao sucesso escolar. Neste estudo foi constituída uma amostra de noventa crianças (54,4% do sexo masculino e 45,6% do sexo feminino), com idades compreendidas entre os 9 e os 11 anos, frequentando o ensino primário, no Colégio 1,2,3, no município do Lubango. Participaram ainda no estudo três professoras que informaram acerca das Dificuldades de Aprendizagem e dos Problemas Comportamentais e Emocionais dos seus educandos. O estudo realizado, de tipo descritivo-quantitativo, teve um caráter fundamentalmente exploratório e visou obter informação quantitativa sobre aspetos psicoeducativos das crianças, recorrendo a um conjunto de instrumentos usados pela primeira vez em Angola. Os resultados provisórios alcançados na presente investigação sugerem que os professores são fontes relevantes de informação sobre as dificuldades de aprendizagem e comportamentais dos alunos, embora, sejam necessários estudos mais aprofundados antes de podermos recomendar o uso generalizado destas estratégias de avaliação na prática psicoeducativa.
This research has as its main objective to analyze the perceptions of teachers about the learning difficulties of children of Lubango, based on a survey with the European Portuguese version of the Pupil Rating Scale Revised (EIDA). It is another objective of this study to examine the relationship between learning disabilities, identified by the teachers, and the dimensions of behavioral and emotional functioning of children, equally informed by teachers, with resource to the Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ-POR). The perceptions of the teachers about the learning difficulties of their children are always very authoritative and indispensable to devise strategies as a guide to overcoming barriers to learning and, ultimately, to advance and stimulate academic success. This study comprised a sample of ninety children (54.4% male and 45.6% female), aged between 9 and 11 years, attending primary school, in the College 1,2,3, in the city of Lubango. Participants in the study were also three teachers who performed as informants about the Learning Disabilities and Behavioral and Emotional Problems of their pupils. The study was mainly of a quantitative-descriptive type, had a character essentially exploratory and aimed to obtain quantitative information on several psychoeducative aspects of the children, using a set of tools used, for the first time, in Angola. The interim results achieved in this study suggest that teachers are important sources of information about learning disabilities and behavioral problems of its students; although further studies are needed before we can recommend the widespread use of these strategies in psychoeducative assessment practice.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica (Sistémica, saúde e família), apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/25977
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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