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Título: Impacto das variáveis sociodemográficas e familiares no funcionamento familiar, avaliado pelo SCORE-15: estudo exploratório numa amostra angolana não-clínica
Autor: Cardoso, Lucilene de Jesus Garção Guerreiro 
Orientador: Sotero, Luciana
Major, Sofia de Oliveira
Palavras-chave: Funcionamento familiar, avaliação
Data: 2012
Título da revista, periódico, livro ou evento: Impacto das variáveis sociodemográficas e familiares no funcionamento familiar, avaliado pelo SCORE-15: estudo exploratório numa amostra angolana não-clínica
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O presente estudo tem como objetivo principal verificar o impacto das variáveis sociodemográficas e familiares no resultado total do Systemic Clinical Outcome and Routine Evaluation (SCORE; Stratton, Bland, Janes & Lask, 2010), especificamente, o SCORE-15, bem como contribuir para os estudos de validação do SCORE para a população angolana. Esta investigação envolveu uma amostra não-clínica constituída por 163 sujeitos e os resultados obtidos assemelham-se aos de Stratton e colaboradores (2010) e de Mendes (2011) quanto à estrutura fatorial e à consistência interna do instrumento, salvo algumas exceções que podem ser explicadas pelo fator cultural. O nível de escolaridade e socioeconómico (variáveis sociodemográficas), bem como a etapa do ciclo vital e composição familiar (variáveis familiares) parecem influenciar significativamente o funcionamento familiar, contrariamente às variáveis sexo, faixa etária, estado civil, área de residência e etnia. Por se tratar de um estudo exploratório, espera-se que sejam feitas novas e futuras investigações com todas as versões do SCORE em Angola.
The present study aims to analyse the impact of sociodemographic and family variables on the results of the Systemic Clinical Outcome and Routine Evaluation (SCORE; Stratton, Bland, James and Lask, 2010), specifically the SCORE-15 version, as well as to contribute to the validation studies of SCORE-15 for the Angolan population. This research involves a non-clinical sample of 163 subjects and the results are similar to those found by Stratton and colleagues (2010) and Mendes (2011) regarding the instrument factor structure and internal consistency, with some exceptions that can be explained by cultural factors. The education and socioeconomic levels (sociodemographic variables), as well as the life cycle stage and family composition (family variables) appear to significantly influence family functioning, contrary to gender, age, marital status, area of residence and ethnicity variables. This being an exploratory study, it is necessary to carry out further investigations with all of SCORE’s versions in Angola.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica (Sistémica, Saúde e Família) apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/25969
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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