Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/25945
Title: O impacto do processo RVCC na literacia em prosa e documental: um estudo com um grupo de adultos
Authors: Marques, Tânia Patrícia Dinis 
Orientador: Vieira, Cristina Maria Coimbra
Alcoforado, Luis
Keywords: Literacia; Educação de adultos; Competências-chave
Issue Date: 2009
Serial title, monograph or event: O impacto do processo RVCC na literacia em prosa e documental: um estudo com um grupo de adultos
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Esta investigação situa-se no campo da educação de adultos e chama a atenção para a importância que esta tem assumido nos últimos anos como factor de desenvolvimento da sociedade a diversos níveis, como o socioeconómico, o educativo e o democrático. Para além da importância da educação de adultos e do impacto que as Novas Oportunidades têm neste momento na sociedade portuguesa, no presente trabalho também se destaca o estado da literacia na população adulta, partindo dos resultados obtidos pelos mais diversos estudos, tanto internacionais como nacionais. No trabalho de investigação desenvolvido propomo-nos analisar se o facto de os adultos frequentarem o processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC), influenciou ou não os níveis de literacia em prosa e documental que os mesmos evidenciaram no desempenho de diversas tarefas, antes e depois do reconhecimento de competências. Trata-se assim de um estudo não experimental, de carácter longitudinal, que durou cerca de quatro meses e acompanhou vinte e um adultos que frequentaram o processo de RVCC no Centro Novas Oportunidades da Escola de Hotelaria de Coimbra. A estratégia metodológica definida combina a análise quantitativa, através da análise descritiva dos resultados obtidos por todos os envolvidos na resolução das tarefas propostas, e a análise qualitativa, centrada na técnica de explicitação individual de raciocínio por parte de um conjunto mais restrito de adultos, à medida que iam resolvendo as tarefas. Através dos resultados obtidos nas tarefas propostas, denotou-se que foram poucas as melhorias a salientar, bem como se manteve o nível de literacia em prosa e documental dos adultos estudados, antes e depois do processo RVCC.
The following investigation is related to the education of adults and focuses on the importance that this has been assuming lately in the society at several levels namely the socio-economic level, the educative level and the democratic level. Besides giving emphasis to the importance of the reducation of adults and to the impact that the New Opportunities process has in the portuguese society at the present time, this paper also analyses the adult literacy level, the starting point was the results obtained by several national and international studies already carried out. By this investigation one intends to analyse if the fact that the adults attending the Recognition, Validation and Certification of Competences (RVCC) process has influence on the documental and the literacy in prose levels they demonstrated while carrying out the several tasks, before and after the Recognition of Competences. This is a non-experimental longitudinal study that lasted four months and observed twenty one Adults attending the RVCC process at Centro Novas Oportunidades at Escola de Hotelaria de Coimbra. The methodological strategy defined combines both the quantitative analysis, through the descriptive analysis of the results obtained by everybody involved in the resolution of the proposed tasks, and the qualitative analysis centered on the individual reasoning presentation technique by a more restrictive group of adults as they solved the tasks. By the results obtained in the proposed tasks, one noticed that the improvement concerning the adults knowledge was non-significant, and the documental literacy and the literacy in prose levels of the observed adults remained the same.
L'investigation suivante est à propos de l'education des adultes et souligne l'importance que celle-ci a assumée, dans les dernières années, en tant que facteur de développement de la société à niveau socioéconomique, éducatif ainsi que démocratique. On analyse l'importance de l'education des adultes et de l'impact que les Nouvelles Opportunités ont, à présent, dans la société portugaise et on étudie aussi le niveau de littératie en ce qui concerne la population adulte, par les résultats obtenus à travers des plusieurs études faites soit à niveau national soit à niveau international. Par cette investigation on analyse si le fait des adultes à fréquenter le processus de Reconnaissance, Validation et Certification de Compétences (RVCC), influence ou pas les niveaux de littératie en prose ou documentale que les adultes ont démontré dans le déroulement des diverses tâches, avant et après la Reconnaissance de Compétences. Il s'agit ainsi d‟une étude non- expérimental, de caractère longitudinal, qui s‟est déroulée pendant quatre mois et qui a analysé vingt et un adultes qui ont fréquenté le processus chez Escola de Hotelaria de Coimbra du Centro Novas Oportunidades. La stratégie méthodologique définie associe l'analyse quantitative, par l'analyse descriptive des résultats obtenus par tous ceux qui ont contribué à la résolution des tâches proposées, et l'analyse qualitative, centrée sur la technique de la présentation individuelle de raisonnement par un groupe plus restrictif d'adultes, lorsqu'ils résoudraient les tâches. Par les résultats obtenus dans les tâches proposées, on a trouvé qu'il y avait peu de développement en ce qui concerne les connaissances des adultes et que leurs niveaux de littératie en prose ainsi que documentale sont les mêmes.
Description: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (Educação de Adultos e Intervenção Comunitária), apresentada à Fac. de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/25945
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tânia Marques.pdf3.06 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

262
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

47
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.