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Título: Representação social dos certificados de competências vs certificados de habilitações: estudo com adultos em processo RVCC
Autor: Rodrigues, Cristina Maria Alves 
Orientador: Ferreira, Joaquim Armando
Palavras-chave: Processo de reconhecimento, validação e certificação de competências; Representação social; Educação de adultos
Data: 2009
Título da revista, periódico, livro ou evento: Representação social dos certificados de competências vs certificados de habilitações: estudo com adultos em processo RVCC
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O presente estudo tem como objectivo compreender qual a representação social que os adultos que se encontram a frequentar o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) têm acerca dos Certificados de Competências adquiridos por esta forma. Pretende, também, comparar estes certificados com aqueles adquiridos através de cursos EFA e através do ensino regular, no sentido de verificar se existem diferenças significativas. Como último objectivo, pretende compreender quais os factores que contribuem para estas representações. Para a realização deste estudo, foi construído um Diferenciador Semântico, de acordo com a teoria e prática apresentadas por Osgood et. al (1957), bem como um questionário introdutório ao mesmo. Desta forma, o Diferenciador Semântico e o questionário introdutório foram aplicados a adultos em processo de RVCC, no Centro de Formação Profissional de Tomar, no sentido de compreender quais as características destes adultos, qual o significado que os mesmos atribuem aos conceitos apresentados e quais as características que contribuem para as diferentes representações sociais.
The present study has the objective of understanding the social representation that the adults that are attending the process of Recognition of Prior Learning (RPL) have concerning the acquired Certificates of Competences through this way. It intends, also, to compare these certified/certificates with those acquired through EFA (Adult Education and Training) courses and through the regular teaching, in the sense of verifying if significant differences exist. As last objective, it intends to understand which are the factors that contribute to these representations. For the accomplishment of this study, a Semantic Differential was built, in agreement with the theory and practice presented by Osgood et. al (1957), as well as an introductory questionnaire to it.In this way, the Semantic Differential and the introductory questionnaire were applied to adults in the process of Recognition of Prior Learning, in the Center of Professional Teaching of Tomar, in the sense of understanding these adults' characteristics, which is the meaning that these adults attribute to the presented concepts and which are the characteristics that contribute to the different social representations.
Descrição: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (Gestão da Formação e Administração Educacional) apresentada à Fac. de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/25919
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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