Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/25914
Title: Ensino da simetria no 2º ano de escolaridade: orientações curriculares, manuais e decisões docentes
Authors: Almeida, Carlos Jorge Mamede de Carvalheira 
Orientador: Silva, Maria Helena Lopes Damião da
Keywords: Simetria; Ensino da matemática, ensino básico 1º ciclo
Issue Date: 2012
Serial title, monograph or event: Ensino da simetria no 2º ano de escolaridade: orientações curriculares, manuais e decisões docentes
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: A Matemática faz parte do quotidiano, ainda que dum modo pouco evidente para a maioria das pessoas. É o caso da Geometria e, dentro desta temática, da Simetria. Efeti-vamente, os exemplos de figuras simétricas abundam na Natureza e no meio que nos envolve, potenciando, nas aprendizagens escolares, a ligação entre o abstrato e o concre-to, entre o ensino formal e o meio físico em que as crianças se movem. Assim, tem-se acentuado a preocupação de proporcionar ambientes pedagógico-didáticos ricos e estimulantes, suscetíveis de permitir aos alunos desenvolver a sua capacidade para explorar, conjeturar, raciocinar em termos matemáticos. O presente trabalho identifica esta preocupação nos documentos curriculares para o ensino básico e, tendo por referência o 2.º ano de escolaridade, procura perceber como é que nos novos manuais escolares de matemática se estrutura a aprendizagem da Simetria e como é que professores referem ensinar tal conteúdo.
The math is part of everyday life, even if a little obvious to most people. This is the case of geometry and, within this theme, of symmetry. Efetience, examples of symmetrical figures abound in nature and in the middle that involves boosting, in school learning, the connection between the abstract and the concrete-to, between formal education and the physical environment in which children move. So, has accentuated the concern to provide pedagogic-didactic environments rich and stimulating, susceptible to enable students to develop their ability to explore, conjecture, thinking in mathematical terms. This work identifies this concern in curricular documents for basic education and, by reference to the 2nd year of schooling, seeks to understand how is that in the new text-books of mathematics if learning structure and Symmetry as is that teachers are teaching such content.
Description: Dissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/25914
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Carlos Almeida.pdf637.67 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

800
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

1,072
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.