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Título: A transição inesperada para a maternidade: um estudo com mães estudantes e mães toxicodependentes
Autor: Limede, Rita Pais 
Orientador: Ferro, Maria Jorge Santos Almeida Rama
Palavras-chave: Maternidade - transição
Data: 2014
Título da revista, periódico, livro ou evento: A transição inesperada para a maternidade: um estudo com mães estudantes e mães toxicodependentes
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Relativamente à transição para a maternidade, espera-se que esta seja feita naturalmente e de forma planeada numa determinada alturada vida das mulheres, algo que nem sempre acontece. Por vezes esta acontece num periodo ou situação de vida inesperada, e provoca diversas alterações na vida destas mulheres. Neste estudo temos como principal objectivo, estudar a forma como se processa esta transição inesperada para a maternidade, numa amostra de mulheres com problemas de abuso de substâncias e em mulheres que na altura da transição ainda não tinham completado o seu período de estudos. Para tal, recorreu-se à utilização de guiões de entrevista semi-estruturada para a recolha dos testemunhos destas mulheres, que foram estudados através da grounded theory. Através do estudo dos testemunhos destas mulheres, conseguimos uma visão acerca dos seus papeis pessoais enquanto mães, do impacto que as suas vivências pessoais tiveram, nomeadamente a relação com as próprias mães, e de que forma é que a transição inesperada para a maternidade se estabeleceu tendo em conta estes factores, e de que modo essa transição se enquadrou nos seus percursos de vida.
Regarding the transition to motherhood, it is expected that this course would be taken and planned at a certain time of the women’s life by choice, something that does not always happen. Sometimes this happens in a period or unexpected life situation, and causes several changes in the lives of these women. The main goal in this work is to study how one handles this unexpected transition to motherhood in a sample of women with substance abuse problems and women who have not yet completed their period of study when they first became mothers. To this end we resorted to the use of scripts of semi-structured interviews to collect the testimonies of these women, and analyzed them according with the grounded theory’s assumptions. By studying of the testimonies of these women, we got a view about their personal roles as mothers, of what was the impact of their personal experiences, especially the relationship with their mothers, and how the unexpected transition to motherhood settled taking into account these factors, and how this transition fell within their life trajectories.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/25692
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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