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https://hdl.handle.net/10316/25510
Título: | A importância de brincar no exterior: análise dos níveis de envolvimento de crianças em idade pré-escolar | Autor: | Rosa, Ana Rita Lopes Martins | Orientador: | Almeida, Ana Cristina Ferreira de | Palavras-chave: | Brincar; Desenvolvimento da criança | Data: | 24-Set-2013 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | A importância de brincar no exterior: análise dos níveis de envolvimento de crianças em idade pré-escolar | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | O brincar é uma ferramenta essencial no desenvolvimento global das
crianças, estimulando-as a nível físico, cognitivo, emocional e social. No
entanto, na sequência das várias mudanças sociais que se vêm registando ao
longo das últimas décadas, o brincar infantil reflete as adaptações que
decorrem, por exemplo, da urbanização, insegurança associada ao aumento
do tráfego rodoviário, mudanças nos sistemas educacionais, disponibilidade
dos pais e atitudes face à educação dos filhos tendencialmente orientadas
para atividades estruturadas em ambiente formal, desenvolvimento da
tecnologia, …, que interferem, quer no tempo que as crianças despendem a
brincar, no espaço onde o fazem e até mesmo nos objetos que utilizam
durante a atividade, e numa diminuição da frequência com que as crianças
brincam no exterior. Nesta investigação quisemos estudar os níveis de
envolvimento das crianças (cf. Laevers, 1994) em situação de brincadeira
livre, respetivamente em contexto interior e exterior. Para tal observámos o
envolvimento de 9 crianças de idades compreendidas entre 3 e 5 anos, a
frequentar um Jardim de Infância em Coimbra. Constatámos que sendo o
brincar uma atividade fundamental para o desenvolvimento das crianças, que
o exterior favorece a aquisição e desenvolvimento de capacidades diferentes
das que usualmente o interior promove, como a exploração, gestão do risco,
coordenação motora e a criatividade, indiciadas pela concentração,
persistência, energia, expressão corporal e facial, satisfação. Sendo o brincar
no exterior um assunto pouco documentado, principalmente de experiências
em Portugal, apesar do clima e das condições favoráveis à vivência em
espaços exteriores, encontramos referências ao benefício da brincadeira no
exterior, seja em termos de desenvolvimento psicológico, mas também na
saúde global, por exemplo, diminuindo a probabilidade de problemas
relacionados com o excesso de peso (Burdette & Whitaker, 2005; Fjørtoft,
2004; Johnson, Christie & Wardle, 2005). Os resultados da investigação
permitem-nos afirmar a nossa tese da importância de brincar no exterior,
tendo-se encontrado diferenças significativas que indicam que o
envolvimento das crianças observadas em brincadeiras de exterior é mais
elevado comparativamente ao envolvimento quando brincam em contexto de
interior. Play is an essential tool in children´s physical, cognitive, emotional and social development. However, as a result of several social changes, children's play reflects the adjustments that arise, for example, urbanization, insecurity associated with increased road traffic, changes in educational systems, availability of parents and structured activities in a formal setting, development of technology, ... affecting the time children spend playing, the space and even the objects used during the activity, it also decreases the frequency with which children play outdoors. This study aims to observe the level of involvement of 9 preschool children, aged between 3 and 5 years, in free indoor and outdoor play. Being playing a key activity in the development of children, the exterior promotes the acquisition and development of skills such as exploration, risk management, coordination and creativity, indicted by the concentration, persistence, energy, body language and facial satisfaction. Nevertheless the outdoor play is a subject poorly documented, especially in Portugal, this study found references to the benefit of playing outdoors, in terms of psychological development and in global health, for example, decreasing of problems with excess of weight. The research results allow us to state the importance of playing outside, having found significant differences that indicate the involvement of children in outdoor play is higher when compared to the involvement in the context of indoor play. |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/25510 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
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