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Title: A importância de brincar no exterior: análise dos níveis de envolvimento de crianças em idade pré-escolar
Authors: Rosa, Ana Rita Lopes Martins 
Orientador: Almeida, Ana Cristina Ferreira de
Keywords: Brincar; Desenvolvimento da criança
Issue Date: 24-Sep-2013
Serial title, monograph or event: A importância de brincar no exterior: análise dos níveis de envolvimento de crianças em idade pré-escolar
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O brincar é uma ferramenta essencial no desenvolvimento global das crianças, estimulando-as a nível físico, cognitivo, emocional e social. No entanto, na sequência das várias mudanças sociais que se vêm registando ao longo das últimas décadas, o brincar infantil reflete as adaptações que decorrem, por exemplo, da urbanização, insegurança associada ao aumento do tráfego rodoviário, mudanças nos sistemas educacionais, disponibilidade dos pais e atitudes face à educação dos filhos tendencialmente orientadas para atividades estruturadas em ambiente formal, desenvolvimento da tecnologia, …, que interferem, quer no tempo que as crianças despendem a brincar, no espaço onde o fazem e até mesmo nos objetos que utilizam durante a atividade, e numa diminuição da frequência com que as crianças brincam no exterior. Nesta investigação quisemos estudar os níveis de envolvimento das crianças (cf. Laevers, 1994) em situação de brincadeira livre, respetivamente em contexto interior e exterior. Para tal observámos o envolvimento de 9 crianças de idades compreendidas entre 3 e 5 anos, a frequentar um Jardim de Infância em Coimbra. Constatámos que sendo o brincar uma atividade fundamental para o desenvolvimento das crianças, que o exterior favorece a aquisição e desenvolvimento de capacidades diferentes das que usualmente o interior promove, como a exploração, gestão do risco, coordenação motora e a criatividade, indiciadas pela concentração, persistência, energia, expressão corporal e facial, satisfação. Sendo o brincar no exterior um assunto pouco documentado, principalmente de experiências em Portugal, apesar do clima e das condições favoráveis à vivência em espaços exteriores, encontramos referências ao benefício da brincadeira no exterior, seja em termos de desenvolvimento psicológico, mas também na saúde global, por exemplo, diminuindo a probabilidade de problemas relacionados com o excesso de peso (Burdette & Whitaker, 2005; Fjørtoft, 2004; Johnson, Christie & Wardle, 2005). Os resultados da investigação permitem-nos afirmar a nossa tese da importância de brincar no exterior, tendo-se encontrado diferenças significativas que indicam que o envolvimento das crianças observadas em brincadeiras de exterior é mais elevado comparativamente ao envolvimento quando brincam em contexto de interior.
Play is an essential tool in children´s physical, cognitive, emotional and social development. However, as a result of several social changes, children's play reflects the adjustments that arise, for example, urbanization, insecurity associated with increased road traffic, changes in educational systems, availability of parents and structured activities in a formal setting, development of technology, ... affecting the time children spend playing, the space and even the objects used during the activity, it also decreases the frequency with which children play outdoors. This study aims to observe the level of involvement of 9 preschool children, aged between 3 and 5 years, in free indoor and outdoor play. Being playing a key activity in the development of children, the exterior promotes the acquisition and development of skills such as exploration, risk management, coordination and creativity, indicted by the concentration, persistence, energy, body language and facial satisfaction. Nevertheless the outdoor play is a subject poorly documented, especially in Portugal, this study found references to the benefit of playing outdoors, in terms of psychological development and in global health, for example, decreasing of problems with excess of weight. The research results allow us to state the importance of playing outside, having found significant differences that indicate the involvement of children in outdoor play is higher when compared to the involvement in the context of indoor play.
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/25510
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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