Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/25508
Título: Das possibilidades de educação na Lousã: pensar a cidade educadora e a organização em centros cívicos-educativos
Autor: Ribeiro, Vítor Manuel Agostinho 
Orientador: Ferreira, António Gomes
Palavras-chave: Projecto educativo local, Lousã; Cidade educadora, Lousã; Centros cívico-educativos, Lousã; Aprendizagem ao longo da vida
Data: 24-Out-2013
Título da revista, periódico, livro ou evento: Das possibilidades de educação na Lousã: pensar a cidade educadora e a organização em centros cívicos-educativos
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Pretendemos com esta dissertação, refletir sobre a educação partindo dos conceitos de Cidade Educadora e Centros Cívico-Educativos (CCE), tendo o território como parte integrante da estratégia educativa e de desenvolvimento local. Neste caso, observamos o Município da Lousã, Portugal, de forma a compreendermos como está organizado e desenharmos uma situação que permita avançar para uma oferta educativa que fortaleça iniciativas já implementadas e promova dinâmicas mais sólidas por via de uma reorganização do sistema educativo local. Nesta investigação, optamos por uma abordagem qualitativa, recorrendo a um ‘estudo de caso’ que teve como objeto de estudo o Município de Lousã. Utilizámos técnicas de análise documental, e as entrevistas semiestruturadas feitas a atores locais relacionados com a educação. Tivemos como referências de análise a compreensão geral da educação no município, perspetivas futuras para a educação, e os conceitos de Cidade Educadora e Centros Cívico-educativos. Como consequência deste estudo, apresentamos uma proposta de reorganização territorial da educação em Centros Cívico-Educativos para o município de Lousã. Com estes CCE queremos ajustar a oferta educativa de forma integral e integradora, formal, não-formal e informal, a toda a sociedade local de modo a intensificar a participação dos munícipes e a estimular a troca de saberes.
This study aims to promote the need to rethink education from the concepts of Education City and Centers for Civic Education (CCE), in order to enhance an educational strategy as a primordial line in the development of a territory. In this specific case we look at the city of Lousã, Portugal, in an attempt to elucidate a possible analysis and design of a situation that allows the progress to an educational provision that consolidate earlier initiatives and potentiates dynamics more consistents by the way of a reorganization of local system education. To accomplish this research, we follow a qualitative approach, using a 'case study' which study object is the city of Lousã /Portugal. In this investigation, we used techniques of document analysis, and semi-structured interviews made to local subjects. The main analysis dimensions were the general perception of education in the city, future prospects for education, and the concepts of Education City and Civic-educations Centers (CEC). As a result, we present a proposal for a territorial reorganization in the educational Civic Centers for the city of Lousã. These CEC intend framing an integral and integrative educational provision, formal, nonformal and informal, to all community so that potentiate the participation of people and encourage the knowledge exchange.
Descrição: Dissertação de mestrado em Gestão da Formação Administrativa Educacional, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/25508
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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