Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/25504
Título: A criatividade, as emoções de realização e o desempenho académico no ensino regular e artístico
Autor: Silva, Ana Gabriela Batista da 
Orientador: Borges, Graciete Franco
Oliveira, Ema
Palavras-chave: Criatividade; Desempenho académico; Emoções
Data: 10-Set-2013
Título da revista, periódico, livro ou evento: A criatividade, as emoções de realização e o desempenho académico no ensino regular e artístico
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O presente estudo propõe-se analisar a relação entre o pensamento divergente, as emoções de realização e o desempenho académico em função de dois tipos de ensino (regular e artístico). A amostra utilizada é constituída por 163 alunos com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos, a frequentar o 3º Ciclo num estabelecimento de ensino público de Coimbra. Utilizou-se a adaptação portuguesa da versão mais recente do Torrance Test of Creative Thinking-Figural – TTCT-Figurativo (Azevedo, 2007), procedeu-se à adaptação para a língua portuguesa da subescala Learning-Related Emotions During Studying – Emoções de Realização Relativas à Aprendizagem Durante o Estudo (ERADE), pertencente à escala Achievement Emotions Questionnaire de Pekrun, Goetz e Perry (2005), e elaborou-se um questionário para a recolha de dados sociobiográficos e familiares. A análise dos dados revelou uma superioridade dos valores obtidos na maioria dos parâmetros do TTCT-Figurativo por parte dos alunos do ensino artístico, que revelaram igualmente diferenças significativas nalgumas emoções de realização e no desempenho académico, favorecendo aquele tipo de ensino. Verificou-se ainda uma relação positiva entre o parâmetro Fluência do TTCT-Figurativo e a emoção Vergonha. O presente estudo permite algumas reflexões em torno do desenvolvimento da criatividade e do seu papel no desempenho académico, bem como da pertinência da experiência emocional no processo de ensino-aprendizagem.
The present study proposes an analysis of the relationship between divergent thinking, achievement emotions and academic performance for two different types of education (regular and artistic). The sample is comprised by 163 students, aged between12 and 16 years old, attending middle school in a public school of Coimbra. It was used the Portuguese adaptation of the Torrance Test of Creative Thinking-Figural – TTCT-Figural (Azevedo, 2007), and it was made an adaptation from the Learning – Related Emotions During Studying scale (Pekrun, Goetz & Perry, 2005) to Portuguese language. We also made a questionnaire for demographic and family data assessment. The artistic education’ students showed higher values in the TTCT-Figure’s parameters majority, differences in some achievement emotions experience, and in academic performance, favoring this type of education. Furthermore, it was verified a positive relationship between the Fluency parameter (TTCT-Figural) and the Shame subscale. The present study allows for some reflections on creativity development and its role on academic performance, as well as on emotional experience’s pertinence during education-learning process.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/25504
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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