Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/25458
Título: O ensino especializado da música como promotor da aprendizagem
Autor: Cardoso, Ana Cristina dos Santos 
Orientador: Oliveira, Albertina Lima de
Paixão, Maria Paula Barbas de Albuquerque
Palavras-chave: Ensino da música; Rendimento escolar; Aluno
Data: 31-Jul-2013
Título da revista, periódico, livro ou evento: O ensino especializado da música como promotor da aprendizagem
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O presente trabalho pretende fundamentalmente relacionar o tipo de ensino (artístico e regular) com o rendimento académico e o comportamento dos alunos que frequentam a Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, de Coimbra. Para tal, desenhou-se uma investigação quantitativa, do tipo comparativo-causal (expost- facto), com a constituição de dois grupos independentes: alunos que frequentam o ensino regular e alunos que frequentam o ensino articulado da música, a nível do terceiro ciclo do ensino básico. A população é constituída por 87 alunos do 7º ano, 94 alunos do 8º ano e 99 alunos do 9º ano com idades compreendidas entre os 11 e os 17 anos. A recolha de dados baseou-se na consulta de pautas de final de ano letivo ou de final de período (relativamente à frequência dos 7º, 8º e 9º anos), de relatórios do Observatório de Qualidade da Escola e do Coordenador dos Diretores de Turma, bem como em questionários quantitativos administrados aos alunos que frequentam o 9º ano (no atual ano letivo) de ambos os grupos referidos e respetivos encarregados de educação, com o intuito de avaliar aspetos relacionados com a motivação e diversos aspetos respeitantes à escolha do tipo de ensino. Os diversos dados recolhidos foram analisados descritivamente e as principais hipóteses em estudo foram testadas com recurso ao teste t e ao teste χ2. Destacamos, em termos dos resultados mais importantes obtidos, o facto dos alunos que frequentam o ensino articulado da música apresentarem aproveitamento escolar, assiduidade (ao nível das faltas injustificadas) e comportamento significativamente melhor do que os alunos que frequentam o ensino regular. Os alunos que frequentam o ensino articulado da música tendem também a apresentar mais objetivos de orientação para a mestria do que os alunos que frequentam o ensino regular mas não apresentam objetivos de orientação para o resultado do tipo aproximação significativamente diferentes.
This work aims to fundamentally relate the nature of art education (artistic and regular) with academic success and appropriate behavior in the school contexts of students who attend the Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, in Coimbra. For this purpose, we designed a quantitative causal-comparative research (ex-post facto), with a sample made up of two independent groups of students: those who attend the regular curricula and those who attend artistic music education. The sample included 87 students in Year 7, 94 students in Year 8 and 99 students from Year 9 aged 11 to 17 years of age. The instruments for data collection will be the end of year marks (relative to the frequency of the 7th, 8th and 9th grades), reports of the school quality observatory and of the year head teachers and questionnaires to students in the 9th grade (in the current school year) of both groups mentioned and their respective parents, in order to evaluate aspects related to motivation and choice of type of learning. The various data collected were analyzed descriptively and the main study hypotheses were tested using the t test and the x2 test. We highlighted, in terms of the most important results obtained, that the students who attend the music school present articulated academic performance, attendance (at the level of unexcused absences) and behavior significantly better than students who attend regular school. The students attending the music school also present articulated goals which tend to be more oriented to mastery than the students who attend regular school but do not have goals to guide the result type approach significantly different.
Descrição: Dissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/25458
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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