Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/25422
Título: Seleção de portefólios de ações com base em rácios de Treynor
Autor: Leite, Samanta Telma Faleiro Pereira 
Orientador: Fonseca, José Alberto Soares da
Palavras-chave: Modelo CAPM; Coeficientes beta variáveis no tempo; Rácios de Treynor; Seleção de portefólios
Data: 19-Fev-2014
Editora: FEUC
Citação: Leite, Samanta Telma Faleiro Pereira - Seleção de portefólios de ações com base em rácios de Treynor, Coimbra, 2014.
Resumo: O principal objetivo do trabalho consiste no cálculo de rácios de Treynor, que servirão de base para a seleção de carteiras, cuja rentabilidade será comparada com uma carteira equally weighted. O trabalho começa com uma revisão de alguns dos principais modelos teóricos versados sobre a avaliação de desempenho de portefólios. Utilizou-se uma base de dados diária, compreendida entre 1 de Janeiro de 2003 e 31 de Dezembro de 2012, referente a quinze ações de cada um dos países em estudo (Portugal, França, Holanda e Bélgica) e os seus respectivos índices (PSI 20, CAC 40, AEX e BEL 20). A análise empírica começa com a estimação dos coeficientes beta variáveis no tempo, que são a base para o cálculo subsequente dos rácios de Treynor. Os resultados obtidos não permitem tirar conclusões claras quanto ao uso de indicadores de desempenho na seleção de portefólios. De facto, apenas para Holanda e França se verifica um desempenho superior com o uso dos rácios de Treynor relativamente ao portefólio benchmark. Adicionalmente, foi construído um portefólio internacional cujas conclusões foram idênticas.
Descrição: Trabalho de projeto do mestrado em Economia (Economia Financeira), apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de José Alberto Soares da Fonseca.
URI: https://hdl.handle.net/10316/25422
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Trabalho de Projeto - Samanta Leite.pdf2.11 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 20

724
Visto em 23/abr/2024

Downloads 50

534
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.