Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/25377
Title: JORNALISMO E REDES SOCIAIS: Novas práticas e tendências a partir da cobertura do portal G1.com sobre o incêndio da boate Kiss em Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.
Authors: Jácomo, Thiago 
Orientador: Santos, Maria
Keywords: Redes sociais; Webjornalismo
Issue Date: 24-Mar-2014
Serial title, monograph or event: JORNALISMO E REDES SOCIAIS: Novas práticas e tendências a partir da cobertura do portal G1.com sobre o incêndio da boate Kiss em Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.
Abstract: Na madrugada do dia 26 de janeiro de 2013 um grave incêndio marcou a história do Brasil. Uma discoteca localizada na cidade de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul foi incendiada, causando a morte de 242 pessoas (até a data de 27/05/2013), sendo a maioria jovem. Esse foi o 2º incêndio mais grave do país. A notícia se espalhou pelo país em um curto espaço de tempo, pois, assim que o incêndio iniciou, clientes que estavam na discoteca utilizaram suas redes sociais para publicar pormenores do acidente. Poucos minutos depois, a notícia já era comentada e circulada através das redes sociais e nos principais veículos de comunicação brasileiros. Com efeito, através das redes sociais ocorreu uma manifestação massiva de indivíduos e milhares de internautas brasileiros se envolveram neste caso. Os sites das redes sociais foram essenciais para a imprensa brasileira se pautar. Através deles os utilizadores disseminaram vários tipos de conteúdos sobre o acidente (fotos, vídeos, comentários, notícias, impressos, etc.), divulgaram informações sobre vítimas, sepultamentos, sobreviventes, mortos, etc., e muitos desses dados disponibilizados nas redes sociais foram reaproveitados ou reproduzidos pelos media. Partindo dessa conjuntura, o presente trabalho desenvolve uma análise da relação entre os media e as redes sociais. O grande objetivo é refletir sobre um conjunto de mudanças na forma de se fazer jornalismo após esse processo de aproximação do jornalismo às redes sociais. A reflexão ocorre a partir de um caso específico, que é a cobertura jornalística do portal brasileiro G1 sobre esta tragédia (incêndio na Boate Kiss). Da mesma forma, através deste estudo é possível perceber um conjunto de tendências decorrentes do advento das redes sociais e a consequente alta interatividade gerada entre os media e público.
URI: https://hdl.handle.net/10316/25377
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Comunicação - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação Thiago Jacomo pronta e revisada.pdf2.09 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

449
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 20

1,016
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.