Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/25377
Título: JORNALISMO E REDES SOCIAIS: Novas práticas e tendências a partir da cobertura do portal G1.com sobre o incêndio da boate Kiss em Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.
Autor: Jácomo, Thiago 
Orientador: Santos, Maria
Palavras-chave: Redes sociais; Webjornalismo
Data: 24-Mar-2014
Título da revista, periódico, livro ou evento: JORNALISMO E REDES SOCIAIS: Novas práticas e tendências a partir da cobertura do portal G1.com sobre o incêndio da boate Kiss em Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.
Resumo: Na madrugada do dia 26 de janeiro de 2013 um grave incêndio marcou a história do Brasil. Uma discoteca localizada na cidade de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul foi incendiada, causando a morte de 242 pessoas (até a data de 27/05/2013), sendo a maioria jovem. Esse foi o 2º incêndio mais grave do país. A notícia se espalhou pelo país em um curto espaço de tempo, pois, assim que o incêndio iniciou, clientes que estavam na discoteca utilizaram suas redes sociais para publicar pormenores do acidente. Poucos minutos depois, a notícia já era comentada e circulada através das redes sociais e nos principais veículos de comunicação brasileiros. Com efeito, através das redes sociais ocorreu uma manifestação massiva de indivíduos e milhares de internautas brasileiros se envolveram neste caso. Os sites das redes sociais foram essenciais para a imprensa brasileira se pautar. Através deles os utilizadores disseminaram vários tipos de conteúdos sobre o acidente (fotos, vídeos, comentários, notícias, impressos, etc.), divulgaram informações sobre vítimas, sepultamentos, sobreviventes, mortos, etc., e muitos desses dados disponibilizados nas redes sociais foram reaproveitados ou reproduzidos pelos media. Partindo dessa conjuntura, o presente trabalho desenvolve uma análise da relação entre os media e as redes sociais. O grande objetivo é refletir sobre um conjunto de mudanças na forma de se fazer jornalismo após esse processo de aproximação do jornalismo às redes sociais. A reflexão ocorre a partir de um caso específico, que é a cobertura jornalística do portal brasileiro G1 sobre esta tragédia (incêndio na Boate Kiss). Da mesma forma, através deste estudo é possível perceber um conjunto de tendências decorrentes do advento das redes sociais e a consequente alta interatividade gerada entre os media e público.
URI: https://hdl.handle.net/10316/25377
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Comunicação - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Dissertação Thiago Jacomo pronta e revisada.pdf2.09 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

449
Visto em 9/abr/2024

Downloads 20

1.016
Visto em 9/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.