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Título: O impacto da crise socioeconómica na motivação e na perspectiva temporal nos alunos do 1º ano da Universidade de Coimbra
Autor: Mota, Carla Sofia Silva 
Orientador: Silva, José Manuel Tomás da
Palavras-chave: Crise económica; Motivação; Perspectiva temporal
Data: 7-Out-2013
Título da revista, periódico, livro ou evento: O impacto da crise socioeconómica na motivação e na perspectiva temporal nos alunos do 1º ano da Universidade de Coimbra
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: A presente investigação, de carácter exploratório, pretende contribuir para a compreensão do impacto da crise socioeconómica, instalada no nosso país desde 2008, em duas dimensões da personalidade, a motivação e a perspectiva temporal. Este estudo incidiu sobre a população estudantil do primeiro ano do Ensino Superior da Universidade de Coimbra. A análise dos resultados obtidos foi feita com base na Teoria da Autodeterminação e da literatura respeitante ao construto de Perspectiva Temporal. A recolha dos dados foi feita online através do preenchimento de uma bateria de instrumentos, que incluiu um questionário acerca da crise socioeconómica, a Escala de Orientações Gerais de Causalidade, o Inventário de Perspectiva Temporal de Zimbardo e a Escala das Necessidades Psicológicas Básicas – Geral. Nas análises quantitativas dos resultados recorreu-se essencialmente às correlações de Pearson, e, no geral, os resultados foram os esperados tendo em conta a literatura preexistente, embora tenham existido resultados inesperados e que mereceram a nossa atenção. Apesar de não terem sido encontrados muitos resultados estatisticamente significativos, este estudo não deixa de ser relevante para a clarificação do tema que nos propusemos a analisar.
The current exploratory investigation intended to acknowledge what was the impact of the socio-economic crisis that started in our country in 2008, in the two dimensions of personality and motivation and time perspective. This study focused on the first-year students of the University of Coimbra. The analysis of the results was based on the Self-Determination Theory and the construct of Time Perspective. The data collection was done online through a battery of instruments that included a socio-economic questionnaire, the general causality orientations scale, the Zimbardo Time Perspective Inventory and the Basic Psychological Needs Scale – General. The analyses of results, mostly of the type of Pearson Correlations, showed that the overall results were in consonance with the observations expounded in the relevant literature, although there were some non-expected results that deserve our attention. Even though we didn’t found many statistical significant results, we think that this study still is a relevant contribution for the theme that we propose to analyze.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Aconselhamento e Desenvolvimento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/25374
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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