Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/25018
Title: A metodologia de projecto na aprendizagem da biodiversidade e geodiversidade na praia da concha
Authors: Rosa, Marina Maria Filipe 
Orientador: Gomes, Celeste Romualdo
Abrantes, Isabel
Keywords: Biodiversidade; Geodiversidade; Metodologia de projeto; Trabalho de campo; Trabalho cooperativo
Issue Date: 2012
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Este trabalho consistiu na implementação e avaliação da metodologia de projeto no estudo da Biodiversidade e Geodiversidade na Praia da Concha, Portugal Central, dando ênfase ao trabalho prático, através de uma aula de campo e de aulas laboratoriais. O trabalho foi realizado numa escola da Marinha Grande, com 11 alunos do 10º ano de escolaridade. Sendo a metodologia de projeto uma prática didática em que a aprendizagem é centrada no aluno e baseada em princípios construtivistas, os alunos trabalharam em grupo, definindo os objetivos a atingir, identificando as atividades a desenvolver e o produto final. A professora construiu materiais didáticos que foram utilizados pelos alunos nas atividades implementadas: ficha petrográfica; tabela de identificação de fósseis e icnofósseis; protocolo experimental para análise morfoscópica de grãos de areia; chave dicotómica para identificação de invertebrados; ficha de registo para identificação da flora litoral; e ficha de registo para identificação de aves. Os instrumentos construídos foram grelhas de observação e avaliação e fichas de avaliação intermédia, de autoavaliação intermédia, de avaliação final e de autoavaliação final. Os alunos elaboraram o guião da aula de campo, realizaram uma aula de campo e várias atividades laboratoriais, em aulas pós campo, com a orientação da professora. A partir dos dados obtidos construíram um roteiro da Praia da Concha, destacando a sua Biodiversidade, a sua Geodiversidade e a Ação Antrópica. A implementação da metodologia de projeto foi considerada, pela maioria dos alunos, como muito interessante e motivante para as aprendizagens e consolidação de conhecimentos, para a compreensão da importância do trabalho autónomo e para o desenvolvimento de atitudes de cooperação e interação. Dos objetivos propostos apenas aquele que incluía a interdisciplinaridade não foi totalmente conseguido, devendo a professora procurar novas formas de envolver as diferentes disciplinas em projetos futuros
This study consisted in the implementation and assessment of the project methodology in the study of Biodiversity and Geodiversity in Praia da Concha, Central Portugal, which reinforced practical work through field and laboratory classes. The project methodology is a teaching strategy in which learning is centred on the student and it is based on constructivist principles. Therefore, 10th grade students, from a school in Marinha Grande, worked in groups, defining the objectives, identifying the activities to be developed and constructing the final product. The teacher built didactic materials that were used by the students in the activities implemented: petrographic worksheet, fossils and trace fossils identification table, morphoscopic experimental protocol for sand analysis, dichotomous key to identify invertebrates, registration forms to identify the coast flora and the birds. The instruments were observation and assessment grids and intermediate assessment, intermediate self-assessment, final assessment and final self-assessment forms. With the teacher’s supervision, the students elaborated the field class guide, conducted the field class and did several post-fieldwork laboratory activities. Afterwards, based on the data, they elaborated a route for Praia da Concha, highlighting its Biodiversity, Geodiversity and Anthropogenic action. The majority of the students considered the implementation of the project methodology very interesting and motivating to learn and consolidate knowledge, to understand the importance of working autonomously and to develop attitudes of cooperation and interaction. All the proposed objectives, except one that included interdisciplinarity, have been fully achieved. In future projects, the teacher must search for new ways to involve the various subjects.
Description: Dissertação de mestrado em Biologia e de Geologia, apresentada ao Departamento de Ciências da Terra e ao Departamento de Ciências da Vida
URI: https://hdl.handle.net/10316/25018
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Ciências da Vida - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório Final-Marina Rosa-2012.pdf7.58 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

606
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 50

515
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.