Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/24866
Título: Flexibilidade em arquitetura : um contributo adicional para a sustentabilidade do ambiente construído
Autor: Esteves, Ana Margarida Correia 
Orientador: Cardielos, João Paulo
Palavras-chave: Habitação colectiva; Arquitectura de habitação, adaptação; Arquitectura sustentável
Data: Out-2013
Citação: Esteves, Ana Margarida Correia - Flexibilidade em arquitetura : um contributo adicional para a sustentabilidade do ambiente construído. Coimbra: [s.n.], 2013.
Resumo: Atualmente vivemos num mundo em que a repercussão da globalização, tecnologias de informação, migração, incerteza e instabilidade, começam a ditar novas tendências e formas arquitetónicas para o habitat. No entanto, o mercado disponibiliza, ainda, uma escolha muito limitada no que diz respeito a novas soluções dos espaços habitacionais multifamiliares, consequentes, em parte, da compartimentação interior rígida e da distribuição tipificada dos usos, da multiplicação dos edifícios idênticos e da limitação dimensional e espacial, provenientes do surto capitalista, impedindo a evolução dos utentes no seu habitat. Os modos de vida mudam e, muitas vezes, as habitações não. Este facto vai reflectir-se, depois, numa insustentabilidade dita económica, ambiental e, nomeadamente, social. Este trabalho pretende alertar, numa perspetiva mais generalizada, para a necessidade de encarar a flexibilidade como uma atitude intrínseca ao pensamento, não só do arquiteto, mas também da sociedade, contribuindo, assim, para a dignidade, individualidade e dinamismo do habitante.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, sob a orientação do Prof. Doutor João Paulo Cardielos.
URI: https://hdl.handle.net/10316/24866
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Arquitectura - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
F L E X I B I L I D A D EM ARQUITECTURA - Margarida Esteves.pdf4.77 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

756
Visto em 16/abr/2024

Downloads 10

2.851
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.