Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/24809
Title: A emergência das Born Globals : estudo de uma empresa portuguesa
Authors: Gaspar, João Pedro Marques da Silva 
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes de Matos
Keywords: Internacionalização; Globalização; Born Globals; Crossing Answers, Lda
Issue Date: 23-Oct-2013
Publisher: FEUC
Citation: Gaspar, João Pedro Marques da Silva - A emergência das Born Globals : estudo de uma empresa portuguesa. Coimbra, 2013
Abstract: A internacionalização surge como o tema crucial deste trabalho, é dela que derivam todos os estudos mencionados e é sobre ela que recaem as atenções dos diversos teóricos que, ao longo dos anos, têm tentado encontrar explicação para este fenómeno e para as diversas formas que este tem vindo a assumir. O modelo da escola de Uppsala (Johanson & Vahlne, 1977; 1990) apresenta-se como uma das principais bases de estudo acerca da temática, defendendo que o essencial aquando de um processo de internacionalização é o desenvolvimento e aquisição de conhecimento de uma forma gradual e incremental. No entanto, contornando e, de certa forma, contrapondo as ideias defendidas pelos teóricos de Uppsala, surge um novo paradigma da internacionalização, o conceito das empresas born globals. Estas empresas caracterizam-se, essencialmente, pela sua rápida e prematura internacionalização, sem que tenham, necessariamente, uma base estabelecida no mercado doméstico, apresentando, desde cedo, uma percentagem muito significativa do seu total de vendas, em mercados externos (Rennie, 1993). Muitos foram os autores que, tendo em conta o fenómeno da globalização, se dedicaram ao estudo dos fatores que induzem ao surgimento das born globals, bem como ao levantamento das características que compõem e alavancam o sucesso destas empresas. Neste sentido, surge o objetivo fundamental deste trabalho: comparar as características evidenciadas pela Crossing Answers, Lda - empresa de base tecnológica da qual o autor deste trabalho é co-fundador e que já tem no mercado o seu primeiro produto inovador –, com as características típicas de uma born global, a fim de avaliar se estamos perante um caso de uma born global ou não.
Description: Trabalho de projeto do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes Matos Coelho.
URI: https://hdl.handle.net/10316/24809
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

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