Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/24800
Title: Práticas de trabalho nas comissões de protecção de crianças e jovens : modalidade alargada
Authors: Avelar, Paula Maria Simões 
Orientador: Hespanha, Pedro
Issue Date: 3-Oct-2013
Publisher: FEUC
Citation: Avelar, Paula Maria Simões - Práticas de trabalho nas comissões de protecção de crianças e jovens : modalidade alargada. Coimbra, 2013
Abstract: As comissões de proteção de crianças e jovens são estruturas privilegiadas para a adopção de medidas, multidisciplinares, de apoio aos menores de idade. Abordam problemas que uma organização, serviço ou população não podem, de forma isolada, resolver ou ultrapassar. Com este estudo, desenvolvido através de uma abordagem exploratória, procurou-se analisar o funcionamento da Modalidade alargada das CPCJ e questionar se ele corresponde ao que a Lei de promoção e proteção estipula, se se complementa com a Modalidade Restrita, nas atuações preventivas e de resposta eficaz e articulada às situações de abuso ou negligência de crianças e jovens, ou se não consegue atingir os objetivos que legalmente lhe foram conferidos. Foram conduzidas, a nível local, dezanove entrevistas a informantes-chave - técnicos das comissões, representando diversos serviços, associações e instituições, a maior parte integrando apenas a Modalidade Alargada e alguns integrando também a Modalidade Restrita. Procurou-se compreender como consideram ter alcançado os objectivos a que se propunham, quando integraram estas entidades e documentar os seus esforços para promoverem uma colaboração frutífera com a respetiva CPCJ. O estudo do funcionamento destas parcerias, com base na Lei pela qual se regem (Lei 144/ 99 de 1 de Setembro), permitiu a avaliação da seu funcionamento, em realidades diferentes, tornando deste modo possível compreender a diversidade das vantagens e dos constrangimentos, da atuação da Modalidade Alargada das comissões. Os resultados apontam para modos de funcionamento diferentes e remetem para diversos fatores que influenciam negativamente os resultados do trabalho da Modalidade Alargada das CPCJ, designadamente a diferente responsabilidade dos parceiros, a falta de recursos humanos e a falta de reconhecimento público da própria parceria.
Description: Dissertação de mestrado em Políticas Locais e Descentralização, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Pedro Manuel Teixeira Botelho Hespanha.
URI: https://hdl.handle.net/10316/24800
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Show full item record

Page view(s) 50

414
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 20

1,339
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.