Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/24773
Title: Previsão de insolvência nas PME : o setor alimentar (CAE 101 - Rev. 3)
Authors: Alves, Ana Catarina Oliveira 
Orientador: Gonçalves, Paulo Miguel Marques Gama
Keywords: Modelos de previsão; Insolvência; Rácios; Análise discriminante; PME
Issue Date: 9-Oct-2013
Publisher: FEUC
Citation: Alves, Ana Catarina Oliveira - Previsão de insolvência nas PME : o setor alimentar (CAE 101 - Rev. 3). Coimbra, 2013
Abstract: Contribuir para a melhoria do tecido empresarial é sempre um fator fulcral. Em tempos de crise, urge manter as empresas em atividade. A insolvência é a maior ameaça que uma empresa pode ter. Trata-se de um processo lento onde a degradação dos indicadores económico-financeiros são um prenúncio revelador desta situação. Os modelos de previsão de insolvência assumiram uma maior relevância a partir da década de 60 do século XX e a literatura atribui maior relevância ao estudo de Altman. Esta investigação tem por objetivo o desenvolvimento de um modelo de previsão de insolvência para o setor alimentar com o CAE 101 – Rev.3. Deste modo, é efetuada a seleção de 36 rácios económico-financeiros para, através da análise discriminante obter um modelo de previsão, cuja capacidade de discriminação é de 90.3% para um ano antes da insolvência e de 91.3% para dois anos antes da insolvência. São analisadas 31 empresas insolventes, (selecionadas com base no facto de ter sido requerida ou declarada a insolvência no período em análise, de 2007 a 2010) emparelhadas com 31 empresas solventes (com um rácio de autonomia financeira igual ou superior a 45%, a mesma forma jurídica, um volume de negócios e número de empregados semelhantes), amostra retirada da base de dados cedida pela Coface – Serviços Portugal, SA., constituída pelas demonstrações financeiras de 477 empresas do setor alimentar com os CAE 10110, 10120 e 10130. A partir da função discriminante e com base nos critérios de Altman (1968), é elaborada uma escala com três zonas distintas, (a zona sem risco de insolvência, a zona de incerteza e a zona com risco de insolvência) que permite separar as situações onde as previsões parecem claras das que se tornam mais incertas permitindo assim uma melhoria da capacidade classificativa do modelo, tanto para um ano como dois anos antes da insolvência, 98.4% e 95.7%, respetivamente. É traçado o perfil do tecido empresarial português (anos 2010, 2011 e 2012),caracterizado o setor alimentar em Portugal e a comparação entre este e os agregados das Indústrias Transformadoras (anos 2000 e 2009) e das Sociedades Não Financeiras em Portugal para os anos de 2006 a 2009. Apresentam-se as causas, as diferentes abordagens ao conceito de insolvência e as modificações na lei quanto ao processo de insolvência com a reforma do CPEREF e a VI entrada em vigor do CIRE. Faz-se a caracterização do fenómeno, nos anos 2010 a 2012, em Portugal e procede-se a uma análise comparativa entre Portugal e Espanha. Esta investigação contribui para que as empresas do setor alimentar com o CAE 101 – Rev.3 possam apoiar-se nos indicadores económico-financeiros e na análise discriminante para a tomada de decisões ou até identificar qual o indicador mais ou menos relevante, podendo, assim, mudar ou manter a estratégia de negócio utilizada, bem como efetuar correções da rota para a melhoria do seu desempenho.
Description: Dissertação de mestrado em Contabilidade e Finanças, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Paulo Miguel Marques Gama Gonçalves.
URI: https://hdl.handle.net/10316/24773
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação MESTRADO CF.pdf1.51 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

424
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

576
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.