Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/24762
Title: O estudo do comportamento do consumidor de bens de luxo : os determinantes da atitude face ao luxo
Authors: Souza, Anne Tess Guimarães Araújo de 
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes de Matos
Keywords: Comportamento do consumidor; Atitudes face ao luxo; Bens de luxo; Marketing de luxo
Issue Date: 18-Sep-2013
Publisher: FEUC
Citation: Souza, Anne Tess Guimarães Araújo de - O estudo do comportamento do consumidor de bens de luxo : os determinantes da atitude face ao luxo. Coimbra, 2013
Abstract: De entre os diversos estudos que influenciam o marketing, uma das ramificações que se encontra em vias de desenvolvimento é o estudo do comportamento dos consumidores de produtos de luxo. Procurar entender este ambiente de luxo, envolve não apenas a compra de produtos caros mas também outros fatores relacionados diretamente com a história e cultura de uma marca. As estratégias empresariais de luxo encontram-se cada vez mais adaptadas ao mercado consumista, isto é, executando novas estratégias para a fidelização de clientes. A presente investigação possui como objetivo o estudo do comportamento do consumidor de bens de luxo, bem como os determinantes da atitude destes face ao mesmo. Pretende-se identificar quais são os impactos da intenção de compra na perceção do luxo e na atitude face ao luxo, assim como os seus antecedentes que possuem significância para este consumidor. Para atingir este objetivo, efetuou-se uma revisão de literatura académica sobre a temática. A presente investigação consistiu num estudo empírico, utilizando metodologia quantitativa e descritiva, não-probabilística. Através da aplicação de 409 inquéritos a consumidores de bens de luxo franceses e brasileiros, o resultado da análise dos questionários revelou a existência de comportamentos diferentes mas, simultaneamente, semelhantes entre as duas culturas distintas, que, por vezes, revelaram-se motivadas pelos mesmos princípios. O presente estudo pretendeu efetuar a sua contribuição académica através do enriquecimento dos conhecimentos teóricos existentes sobre a temática, a partir de uma pesquisa empírica, para encontrar diversos contributos para as empresas de marcas de luxo, bem como para as estratégias empresariais do segmento de consumo de luxo. Os resultados do presente estudo pretendem criar interesse académico, e empresarial, para a elaboração de propostas de marketing pela sua plausível relevância científica.
Description: Dissertação de mestrado em Gestão (Marketing), apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes Matos Coelho.
URI: https://hdl.handle.net/10316/24762
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese_Anne_Tess_26_09_2013.pdf2.24 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

906
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 50

757
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.