Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/24756
Título: Ciclos económicos e gestão dos resultados contabilísticos
Autor: Carvalho, Ana Filipa Gomes de 
Orientador: Pimentel, Liliana Marques
Palavras-chave: Gestão dos resultados; Ciclos económicos; Accruals discricionários; Coeficiente de resposta ao resultado
Data: 7-Out-2013
Editora: FEUC
Citação: Carvalho, Ana Filipa Gomes de - Ciclos económicos e gestão dos resultados contabilísticos. Coimbra, 2013
Resumo: O objetivo principal deste trabalho centra-se na análise da relação entre o comportamento da gestão ou manipulação dos resultados contabilísticos das empresas cotadas portuguesas e os ciclos económicos da atividade da economia real, em Portugal. Numa primeira fase, este trabalho consiste fundamentalmente em identificar as diferentes definições dos conceitos de gestão dos resultados, ciclos económicos e do conteúdo informativo de resultados contabilísticos, no sentido de encontrar as perspetivas relevantes, e eventuais pontos de convergência e de operacionalização dos conceitos. Assim, após termos (re) afirmado a importância dos resultados contabilísticos como indicador base do desempenho, sendo no entanto necessário potenciar a sua relevância e fiabilidade, debruçamo-nos sobre o conceito de gestão dos resultados e a sua relação com os ciclos económicos da atividade de economia real. De acordo com o que é apresentado na literatura, enquadramos em três dimensões principais as motivações dos gestores para a prática da gestão dos resultados: i) incentivos relacionados com o mercado de capitais; ii) incentivos legais e iii) incentivos contratuais. Em seguida, procedemos à caracterização das diferentes variáveis que permitem operacionalizar e testar diferentes hipóteses entre a gestão dos resultados e os ciclos económicos da atividade real. Este trabalho consiste também na análise do grau de associação entre os resultados contabilísticos e a rendibilidade das ações, sendo essa associação medida pelo coeficiente de resposta ao resultado considerando dados relativos a 64 empresas cotadas portuguesas. Os resultados obtidos são consistentes com os resultados de estudos recentes evidenciando uma relação inversa entre o comportamento da gestão dos resultados das empresas portuguesas e os ciclos económicos da atividade da economia real, bem como a não linearidade da relação entre os resultados viii contabilísticos e a rendibilidade das ações e a fraca associação entre resultados contabilísticos e rendimento. Em particular, no que respeita à relação entre resultados e rendibilidade das ações, no contexto da amostra usada e para as diferentes especificações dos modelos, apesar dos valores do coeficiente de resposta ao resultado serem baixos, verifica-se uma quebra razoável nos seus valores, quando se considera os casos de prejuízos, o que nos permite concluir que os prejuízos têm um efeito descendente nas medidas que avaliam o conteúdo informativo dos resultados.
Descrição: Dissertação de mestrado em Contabilidade e Finanças, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Liliana Marques Pimentel.
URI: https://hdl.handle.net/10316/24756
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Dissertação_Mestrado_Ana Filipa_OGAMI.pdf1.21 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

250
Visto em 14/mai/2024

Downloads 20

1.111
Visto em 14/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.