Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/24738
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dc.contributor.advisorFerreira, Claudino-
dc.contributor.authorMartins, Pedro Emanuel Almeida-
dc.date.accessioned2013-12-17T11:04:10Z-
dc.date.available2013-12-17T11:04:10Z-
dc.date.issued2013-10-29-
dc.identifier.citationMartins, Pedro Emanuel Almeida - "A garagem onde nasci" : a cena musical rock de Coimbra nos anos 90. Coimbra, 2013por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/24738-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Sociologia, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Claudino Cristovão Ferreira.por
dc.description.abstractA presente dissertação procura dar conta da existência de um campo alternativo de interação entre indivíduos despoletados contra os hábitos e costumes dominantes. Este campo em que surge a música rock identifica um grupo restrito de indivíduos que, a partir dos anos oitenta, se envolveram num contexto musical de produção local, predominando o rock nas suas interações: um grupo de amantes da música que assumem o rock como filosofia de vida. A partir da análise feita de um conjunto de entrevistas e técnicas complementares na investigação, pretende-se compreender as significações atribuídas pelos indivíduos ao rock tornando este numa cultura artisticamente vivida. Analisando o contexto social, da esfera de produção e consumo local, permitiu constar que este grupo restrito de indivíduos acentuou, de forma inevitável, a formação de uma cena musical rock. Estruturaram as suas práticas musicais a uma cultura comum e partilhada e concebida pela ideia de que a música integra um princípio inerente da vontade coletiva. Uma vontade que insurgiu contra a hegemonia dominante, tanto das instituições como valores morais, que afundou a cidade de Coimbra nos anos noventa. O que os fundamenta é a sua interação com a música: sentir a música pela música e não ouvir a música pela música. Este é o sentido sociológico desta investigação: procurar entender os interesses e significações musicais atribuídos pelos indivíduos no que acreditam musicalmente, assumindo esta crença sob a influência não só das suas interações sociais como a forma e o meio em que praticam e se relacionam com elas. Procurou-se explorar a interação entre os indivíduos da cena musical rock a partir das suas trajetórias de vida que indiciam significados e representações da música. Esta exploração foi realizada a partir dos novos paradigmas associados aos estudos das culturas juvenis: A cena musical que detém uma análise flexível sobre o contexto do quotidiano em que se circunscrevem as práticas dos indivíduos.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFEUCpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.title"A garagem onde nasci" : a cena musical rock de Coimbra nos anos 90por
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201479460-
uc.controloAutoridadeSim-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.deptFaculty of Economics-
crisitem.advisor.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.advisor.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-6826-588X-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado
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