Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/24738
Título: | "A garagem onde nasci" : a cena musical rock de Coimbra nos anos 90 | Autor: | Martins, Pedro Emanuel Almeida | Orientador: | Ferreira, Claudino | Data: | 29-Out-2013 | Editora: | FEUC | Citação: | Martins, Pedro Emanuel Almeida - "A garagem onde nasci" : a cena musical rock de Coimbra nos anos 90. Coimbra, 2013 | Resumo: | A presente dissertação procura dar conta da existência de um campo alternativo de interação entre indivíduos despoletados contra os hábitos e costumes dominantes. Este campo em que surge a música rock identifica um grupo restrito de indivíduos que, a partir dos anos oitenta, se envolveram num contexto musical de produção local, predominando o rock nas suas interações: um grupo de amantes da música que assumem o rock como filosofia de vida. A partir da análise feita de um conjunto de entrevistas e técnicas complementares na investigação, pretende-se compreender as significações atribuídas pelos indivíduos ao rock tornando este numa cultura artisticamente vivida. Analisando o contexto social, da esfera de produção e consumo local, permitiu constar que este grupo restrito de indivíduos acentuou, de forma inevitável, a formação de uma cena musical rock. Estruturaram as suas práticas musicais a uma cultura comum e partilhada e concebida pela ideia de que a música integra um princípio inerente da vontade coletiva. Uma vontade que insurgiu contra a hegemonia dominante, tanto das instituições como valores morais, que afundou a cidade de Coimbra nos anos noventa. O que os fundamenta é a sua interação com a música: sentir a música pela música e não ouvir a música pela música. Este é o sentido sociológico desta investigação: procurar entender os interesses e significações musicais atribuídos pelos indivíduos no que acreditam musicalmente, assumindo esta crença sob a influência não só das suas interações sociais como a forma e o meio em que praticam e se relacionam com elas. Procurou-se explorar a interação entre os indivíduos da cena musical rock a partir das suas trajetórias de vida que indiciam significados e representações da música. Esta exploração foi realizada a partir dos novos paradigmas associados aos estudos das culturas juvenis: A cena musical que detém uma análise flexível sobre o contexto do quotidiano em que se circunscrevem as práticas dos indivíduos. | Descrição: | Dissertação de mestrado em Sociologia, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Claudino Cristovão Ferreira. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/24738 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FEUC- Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A garagem onde nasci.pdf | 2.45 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página 50
684
Visto em 24/set/2024
Downloads 20
2.074
Visto em 24/set/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.