Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/24730
Título: Respirar cuidados : contributos para uma análise sociológica das narrativas de experiência das pessoas com asma
Autor: Queirós, Ana Filipa Gamboa 
Orientador: Nunes, João Arriscado
Data: 28-Out-2013
Editora: FEUC
Citação: Queirós, Ana Filipa Gamboa - Respirar cuidados : contributos para uma análise sociológica das narrativas de experiência das pessoas com asma. Coimbra, 2013
Resumo: Esta dissertação explora o modo como as pessoas explicam e atribuem sentido às suas experiências de doença através do estudo de caso da asma, uma doença respiratória crónica que integra o conjunto de doenças definidas como prioridades do Plano Nacional de Saúde. Procurou-se conhecer os modelos explicativos e as trajetórias das pessoas que têm asma; o seu envolvimento com os serviços e com os profissionais de saúde; os modos de lidar com, e gerir a doença; e as alterações na experiência de vida das pessoas com asma. As narrativas dos pacientes sobre a sua experiência de doença dão conta dos processos interpessoais e locais que permitem definir o modo como as pessoas lidam com a doença e com os seus impactos nos mundos em que se desenrola a sua vida quotidiana. A perspetiva singular do sujeito com asma torna-se acessível através das formas como descreve o problema e tenta lidar com ele quotidianamente, mas também através das relações que, durante o seu percurso, vai estabelecendo com os profissionais e serviços de saúde e com os conhecimentos e práticas da biomedicina, e a forma como as suas experiências se aproximam das de outros doentes ou contrastam com estas. Os entendimentos que as pessoas têm sobre saúde e doença são inseparáveis da própria experiência desses estados, e a complexidade dessa experiência afeta, ela própria, a relação que os sujeitos estabelecem com a saúde e o seu envolvimento com os cuidados de saúde. As narrativas dessa experiência são um importante recurso mobilizável pelos doentes com asma para um “trabalho sobre si” que lhes permita incorporar a relação com a doença na procura de um retorno a uma normalidade interrompida pelas manifestações desta.
Descrição: Dissertação de mestrado em Sociologia, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de João Arriscado Nunes.
URI: https://hdl.handle.net/10316/24730
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Dissertação Final_Filipa Queirós_31.08.2013.pdf1.3 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 5

1.381
Visto em 23/abr/2024

Downloads 50

453
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.