Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/24614
Title: O sistema franchising como forma de expansão das empresas e respetivas marcas
Authors: Carvalho, Filipe José de Palhares Falcão 
Orientador: Almeida, Filipe Jorge Ribeiro de
Keywords: Franchising; Expansão; Marca; Custos
Issue Date: 25-Oct-2013
Publisher: FEUC
Citation: Carvalho, Filipe José de Palhares Falcão - O sistema franchising como forma de expansão das empresas e respetivas marcas. Coimbra, 2013
Abstract: O objetivo deste relatório consiste em dar a conhecer o processo de expansão de uma empresa e/ou marca através do sistema franchising. Em primeiro lugar, irei fazer uma breve apresentação da empresa e das marcas que esta possui, fazendo uma descrição dos seus conceitos e modelos de negócio. De seguida vou identificar e explicar todas as atividades por mim realizadas durante o período no qual realizei o estágio, de entre todas, destaco desde já as tarefas que realizei com o intuito de dar início a um novo negócio e a uma nova marca, as Pastelarias Chiado. A última parte do relatório é referente ao estudo e desenvolvimento de uma componente teórica, relacionada com a forma como o franchising pode ser utilizado como forma de expansão de uma empresa e/ou marca. O estudo deste tema será então enquadrado nas políticas de franchising que a empresa World For You – Mediação Imobiliária, Lda. seguiu para as suas duas marcas, a Lojadobras e as Pastelarias Chiado. Toda a investigação teórica foi suportada por bibliografia relacionada com o tema em estudo e usei também o recurso à internet como forma de pesquisar a maior quantidade de informação possível para este estudo. Após o término do período de estágio concluí que algumas das questões relacionadas com a forma como o franchising estava a ser desenvolvido e sugerido aos potenciais interessados não estavam de acordo com a capacidade e interesses económicos atuais, por isso sugeri algumas alterações que estão descritas neste mesmo relatório. Fora da temática central do franchising também sugeri duas ideias, uma das quais cheguei a desenvolver e outra que se encontra em estudo. A que desenvolvi prende-se com uma redução substancial dos custos mensais da empresa e deve-se à criação da base de dados de parceiros da Lojadobras para ser utilizada por todos os franchisados da. A segunda ideia é referente às Pastelarias Chiado e relaciona-se com a forma como poderíamos tentar implementar um modelo drive-in. Palavras-chave: franchising, expansão, marca, custos.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Filipe Almeida.
URI: https://hdl.handle.net/10316/24614
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio.pdf5.78 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

560
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

742
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.