Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/24614
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlmeida, Filipe Jorge Ribeiro de-
dc.contributor.authorCarvalho, Filipe José de Palhares Falcão-
dc.date.accessioned2013-12-09T11:32:39Z-
dc.date.available2013-12-09T11:32:39Z-
dc.date.issued2013-10-25-
dc.identifier.citationCarvalho, Filipe José de Palhares Falcão - O sistema franchising como forma de expansão das empresas e respetivas marcas. Coimbra, 2013por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/24614-
dc.descriptionRelatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Filipe Almeida.por
dc.description.abstractO objetivo deste relatório consiste em dar a conhecer o processo de expansão de uma empresa e/ou marca através do sistema franchising. Em primeiro lugar, irei fazer uma breve apresentação da empresa e das marcas que esta possui, fazendo uma descrição dos seus conceitos e modelos de negócio. De seguida vou identificar e explicar todas as atividades por mim realizadas durante o período no qual realizei o estágio, de entre todas, destaco desde já as tarefas que realizei com o intuito de dar início a um novo negócio e a uma nova marca, as Pastelarias Chiado. A última parte do relatório é referente ao estudo e desenvolvimento de uma componente teórica, relacionada com a forma como o franchising pode ser utilizado como forma de expansão de uma empresa e/ou marca. O estudo deste tema será então enquadrado nas políticas de franchising que a empresa World For You – Mediação Imobiliária, Lda. seguiu para as suas duas marcas, a Lojadobras e as Pastelarias Chiado. Toda a investigação teórica foi suportada por bibliografia relacionada com o tema em estudo e usei também o recurso à internet como forma de pesquisar a maior quantidade de informação possível para este estudo. Após o término do período de estágio concluí que algumas das questões relacionadas com a forma como o franchising estava a ser desenvolvido e sugerido aos potenciais interessados não estavam de acordo com a capacidade e interesses económicos atuais, por isso sugeri algumas alterações que estão descritas neste mesmo relatório. Fora da temática central do franchising também sugeri duas ideias, uma das quais cheguei a desenvolver e outra que se encontra em estudo. A que desenvolvi prende-se com uma redução substancial dos custos mensais da empresa e deve-se à criação da base de dados de parceiros da Lojadobras para ser utilizada por todos os franchisados da. A segunda ideia é referente às Pastelarias Chiado e relaciona-se com a forma como poderíamos tentar implementar um modelo drive-in. Palavras-chave: franchising, expansão, marca, custos.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFEUCpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFranchisingpor
dc.subjectExpansãopor
dc.subjectMarcapor
dc.subjectCustospor
dc.titleO sistema franchising como forma de expansão das empresas e respetivas marcaspor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201478110-
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.deptFaculty of Economics-
crisitem.advisor.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.advisor.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-9819-4525-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio.pdf5.78 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.