Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/24592
Título: Matriz input-output e estimação do comércio inter-regional : um estudo para a Região Centro
Autor: Sargento, Ana Lúcia Marto 
Orientador: Ramos, Pedro
Data: 2002
Editora: FEUC
Citação: Sargento, Ana Lúcia Marto - Matriz input-output e estimação do comércio inter-regional : um estudo para a Região Centro. Coimbra, 2002.
Resumo: Com o presente trabalho pretendemos concretizar fundamentalmente dois objectivos: em primeiro lugar, construir uma matriz de Input-Output para a Região Centro portuguesa e, em segundo lugar, estimar os fluxos de comércio estabelecidos entre esta Região e o resto do país. A construção da matriz de Input-Output é, por si só, um propósito que para nós se reveste de extrema importância, dado que, por um lado, a sua concretização proporciona uma fonte de informação essencial sobre a Região Centro, que vem complementar a informação estatística disponibilizada pelas Contas Regionais do INE. Por outro lado, com a inversão desta matriz é possível obter multiplicadores que permitem avaliar a sensibilidade da economia da Região Centro a alterações exógenas na procura final. A matriz de Input-Output para a Região Centro foi obtida a partir do Quadro de Entradas e Saídas nacional, utilizando métodos indirectos de regionalização; no entanto, foi possível trabalhar, na maioria das estimativas, com um considerável grau de desagregação: 291 produtos e 276 ramos de actividade. No que toca à obtenção do comércio inter-regional, a pertinência deste objectivo justifica-se pelo papel preponderante que estas trocas desempenham ao nível das regiões, dada a reduzida dimensão e forte grau de especialização que geralmente caracterizam estes espaços. Apesar da importância que este tema assume, não se encontra a correspondente preocupação da parte da informação disponível; de facto, não existem dados estatísticos sobre o comércio inter-regional. Sendo assim, a estimação do comércio inter-regional é, neste trabalho, conseguida a partir de duas metodologias alternativas: o método Input-Output, em que as exportações inter-regionais (líquidas de importações) são identificadas com a diferença entre o Total de Recursos e o Total de Aplicações da matriz de Input-Output estimada e o método correntemente designado na literatura por método dos Quocientes de Localização. Os resultados que obtivemos para os fluxos de comércio entre a Região Centro e o resto do país revelaram-se consistentes com a percepção que temos sobre a realidade económica da Região. Além disso, verificámos que o método Input-Output – ainda que baseado em estimativas – é vantajoso relativamente ao método dos Quocientes de Localização em termos dos resultados gerados, dado que observa efectivamente a oferta e procura dos produtos na Região Centro, enquanto o último método assume hipóteses restritivas sobre esses valores, nomeadamente que a estrutura da procura pelos produtos da Região é idêntica à do país.
Descrição: Dissertação de mestrado em Economia apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Pedro Ramos
URI: https://hdl.handle.net/10316/24592
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Tese completa e final.pdf1.03 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

650
Visto em 16/jul/2024

Downloads 20

1.428
Visto em 16/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.