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https://hdl.handle.net/10316/24551
Título: | Fatores determinantes na performance de exportação da indústria portuguesa de calçado | Autor: | Maias, Hélder Manuel Cruz | Orientador: | Coelho, Arnaldo Fernandes de Matos | Data: | 16-Out-2013 | Citação: | MAIAS, Hélder Manuel Cruz - Fatores determinantes na performance de exportação da indústria portuguesa de calçado [em linha]. Coimbra : [s.n.], 2013. [Consult. Dia Mês Ano]. Dissertação de mestrado. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/24551 | Resumo: | Os últimos anos assistiram a mudanças importantes na estrutura da indústria portuguesa de
calçado. Depois de três décadas de crescimento quase contínuo e uma crise de grande
escala, esta teve de lidar com um acentuado reforço da intensidade concorrencial nos
mercados internacionais que tem vindo a impor a alteração do seu modelo competitivo.
A crescente globalização do comércio do calçado levou a que um maior número de
empresas alargasse, de maneira significativa, os seus compromissos com os mercados
internacionais. O saturado mercado nacional contraiu, reflexo da crise instalada por toda a
Europa, e, simultaneamente, algumas empresas nacionais, nomeadamente as mais débeis,
sucumbiram à pressão competitiva acrescida, não tendo podido ou sido capazes de se
ajustar ao novo enquadramento concorrencial. Da conjugação destes fatores resultou uma
quebra na casa dos 20 a 25% nos diversos indicadores de atividade do sector: número de
empresas, emprego, produção, exportações.
O objetivo deste estudo passa por investigar os determinantes da performance de
exportação da indústria do calçado. De tal forma, desenvolveu-se o modelo proposto
sustentado na literatura analisada. Para testar o modelo, 63 inquéritos foram recolhidos. Os
resultados evidenciam que os fatores internos e externos, a estratégia internacional de
marketing e a inovação de produto impactam consideravelmente na performance de
exportação, medida através da performance de mercado e financeira. Para além disso, as
variáveis de caraterização assumem-se como variáveiss também importante na
performance de exportação.
O seguinte estudo pretende colmatar não só a pouca investigação existente na área da
internacionalização nacional mas também conferir uma visão micro, assumindo que todos
os setores têm as suas especificidades de funcionamento, sendo o sector do calçado um
ótimo exemplo disso.
Palavras-chave: Calçado Português, Performance de Exportação, Estratégia, Inovação de
Produto, Criatividade Organizacional, Estratégia de Marketing Internacional
Fatores Determinantes na Performance de Exportação da Indústria Portuguesa de Calçado The last years witnessed important changes in the structure of Portuguese footwear industry. After three decades of almost continuous growth and a large scale crisis, the industry had to deal with a marked reinforcement of market competition regarding international markets that has been changing its competitive model. The growing globalization of footwear production led to an increasing number of companies to spread significantly its commitments with international markets. The already saturated national market decreased, reflecting the crisis all over Europe, and simultaneously, some national companies, namely the weaker ones, fell to growing competitive pressure, who couldn’t adjust themselves to the new competitive framework. From these factors resulted a decline in 20% to 25% in several activity indicators of the sector: number of companies, employment, production, and export size. The aim of this paper is to investigate the determinants of footwear firm’s export performance. For this reason a proposed model was developed based on the export performance literature. To test the model, data from 63 Portuguese footwear firms were used. The results of the test showed that the environmental and managerial factors, export marketing strategy and product innovation had a substantial impact on the firm export performance as measured by market and financial performance. Further, this study maintained that firm’s demographic characteristics seem to be an important determinant of export performance. The following study aims to address not only the lack of investigation in the globalization of national markets but also to create a narrower view, assuming that all sectors have their function specifications, being the footwear manufacture industry a good example of it. |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes de Matos de Carvalho. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/24551 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FEUC- Teses de Mestrado |
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