Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/24396
Título: Os valores intangíveis da arquitectura
Autor: Martins, Tiago Filipe Pires 
Orientador: Cardielos, João Paulo
Palavras-chave: Arquitectura, estudos
Data: Jul-2013
Citação: Martins, Tiago Filipe Pires - Os valores intangíveis da arquitetura : processos qualificativos e sustentabilidade : análise a partir de uma obra de RCR Arquitectes. Coimbra: [s.n.], 2013.
Resumo: Enquanto disciplina situada entre a arte e a técnica, a arquitetura articula valores de natureza distinta: sejam estes de ordem objetiva, diretamente mensuráveis e quantificáveis - aqui designados de valores tangíveis - sejam de ordem subjetiva, qualificáveis, de resultado indireto - designados de valores intangíveis. Face aos modelos vigentes, conceptuais (tecnicista-macanicista) e mentais (pensamento reducionista-dualista-positivista), potenciados por lógicas de mercado e interesses políticos e económicos, verificamos que os valores intangíveis têm sido consecutivamente ignorados ou desacreditados, enquanto consequência e resultado benéfico de uma arquitetura com qualidade. Esta questão é ainda mais evidente quando inserida no âmbito do discurso sustentável. Adivinha-se, por isso, pertinente promover o debate em torno da problemática, a fim de se aferirem os motivos e consequências que tais métodos de avaliação e concepção implicam num âmbito particular e geral. De que modo um repensar de valores e prioridades pode informar a construção de arquiteturas mais conscientes e consequentes, cidades mais saudáveis, socialmente mais coesas e dinâmicas e, por fim, globalmente mais sustentáveis.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, sob a orientação do Prof. Doutor João Paulo Cardielos.
URI: https://hdl.handle.net/10316/24396
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Arquitectura - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Os valores intangíveis da arquitectura - Tiago Martins.pdf5.54 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

240
Visto em 23/abr/2024

Downloads 10

1.828
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.