Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/24323
Título: Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na escola E.B. 2/3 Infante D. Pedro da Figueira da Foz junto da turma do 8ºD no ano letivo 2012/2013
Autor: Marques, Diogo André da Silva 
Orientador: Rama, Luís Manuel Pinto Lopes
Palavras-chave: Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores
Data: 2013
Resumo: Este relatório tem como objetivo principal fazer um aglomerado de todas as atividades desenvolvidas no âmbito do Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Coimbra. Nele será feita uma referência a todo o trabalho desenvolvido durante o ano letivo, por parte do Núcleo de Estágio em geral e da minha pessoa como Professor Estagiário em particular. Iniciarei o relatório abordando aquelas que foram as minhas expetativas iniciais em relação ao Estágio, bem como os meus maiores receios e dúvidas perante o mesmo, cruzando depois essa informação com aquilo que realmente aconteceu durante todo o processo de integração na Escola. Abordarei também a mecânica e estratégias implementadas em todo o processo de ensino – aprendizagem, mais especificamente nas tarefas de Planeamento, Realização e Avaliação. Paralelamente a toda esta informação, irei referir algumas dificuldades que senti durante todo o processo nomeadamente o conhecimento dos nomes dos alunos nas primeiras aulas. Também serão apresentadas as decisões de ajustamento ou mudanças de decisões que tive de tomar em alguns momentos do ano, de forma a ser mais competente nas minhas funções. A metodologia do meu trabalho de investigação - ação consiste num estudo sociométrico que permite analisar a popularidade dos alunos de uma determinada turma, o que facilita bastante na elaboração de grupos de trabalho coesos. Verifica-se que dentro da turma existem alunos que claramente são mais populares do que outros. No entanto também são observáveis algumas surpresas nos vários índices analisados (Simpatia, Antipatia, Perceção). Através dos resultados foram elaborados grupos de trabalho que podem ser utilizados não só nas aulas de Educação Física, mas também em aspetos como a ordenação da turma na sala. Todo este processo contribuiu em muito para a minha formação como futuro agente de Ensino.
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/24323
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Rel_Estg1213_Diogo_Marques.pdf1.79 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

310
Visto em 13/ago/2024

Downloads 50

548
Visto em 13/ago/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.