Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/24209
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica professor Alberto Nery Capucho junto da turma do 8º A no ano letivo 2012/2013
Authors: Paraíso, Pedro André Cordeiro da Silva 
Orientador: Nobre, Paulo
Keywords: Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores; Prática pedagógica
Issue Date: 2013
Abstract: O presente documento surge no âmbito da Unidade Curricular – Estágio Pedagógico, referente ao Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Coimbra. Este relatório final visa relatar de forma fidedigna as experiências vivenciadas no decorrer da lecionação da disciplina de Educação Física, com uma turma do 8º ano, na Escola Básica Professor Alberto Nery Capucho na cidade da Marinha Grande. Este documento surge organizado em três capítulos, onde se procura aclarar a contextualização da prática desenvolvida, a sua análise e reflexão e ainda o aprofundamento de um tema-problema desenvolvido no âmbito na nossa intervenção enquanto docentes. Com a contextualização da prática desenvolvida pretendi caracterizar o meio onde seria desenvolvida a minha intervenção e expor as minhas expetativas iniciais em relação ao estágio pedagógico. Este enquadramento foi fundamental para a estruturação e planeamento de toda a intervenção que pretendia aplicar. A reflexão sobre as práticas pedagógicas realizadas surge como elemento essencial em todo o documento, onde é efetuado o balanço geral e em particular das ações concretizadas. Nela estão contidas as principais reflexões relativas ao sucesso ou insucesso das estratégias utilizadas junto dos alunos, com o objetivo de averiguar se as metas estabelecidas foram efetivamente alcançadas. O aprofundamento do tema-problema surge na necessidade de estudar de forma mais precisa uma das técnicas de intervenção pedagógica mais utilizadas na disciplina de Educação Física, mais especificamente a demonstração. Para esse efeito foram analisadas várias variáveis da demonstração de forma a interpretar a importância da sua utilização. A recolha e análise dos dados foram concretizadas através de dois questionários concebidos para o efeito, um direcionado para os alunos (preferências na demonstração) e outro direcionado para os professores (práticas/hábitos na utilização da demonstração). Os principais resultados obtidos neste estudo de caso indicaram que as práticas dos professores na utilização da demonstração vão ao encontro com as preferências que os alunos revelam nas diferentes variáveis inerentes à demonstração e que a pesquisa logrou estudar.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/24209
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg2013_Pedro_Paraíso.pdf.pdf3.38 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.